Por Fernando Abelha

O blog Ferrovia Vez e Voz, por nós editado com o objetivo de abrir um espaço permanente aos ferroviários e metroviários, e no que puder defender o modal ferroviário, se vê compelido a sair da sua linha editorial para registrar a trágica morte do jornalista Ricardo Boechat. Como editor responsável pelo blog, hoje o único meio de comunicação que dispomos, deixamos registrado a nossa saudade do companheiro que por anos tivemos a oportunidade de desfrutar do seu melhor relacionamento no jornalismo e nos meios acadêmicos.

Quando na Divisão Especial Subúrbios do Grande Rio e na RFFSA, onde respondíamos pela Comunicação Institucional, Boechat nunca se negou em publicar os nossos esclarecimentos e sempre que se convencia de que suas contundentes críticas mereciam correção, assim procedia abrindo espaço para que, em nova reportagem, o assunto fosse tratado com detalhados e verdadeiros aclaramentos. Esse é o verdadeiro jornalismo.

Nos meios acadêmicos nunca deixou de atender aos nossos pedidos para proceder palestras aos alunos de jornalismo da Universidade Gama Filho, além de participar de painéis levando a sua experiência de repórter e de âncora na TV, o que fazia sem nada cobrar à Universidade. Costumava dizer aos nossos alunos: “o autêntico jornalista, nunca pode deixar de ser um bom repórter.”

Deixamos registrado os nossos sentimentos à esposa e filhos de Ricardo Boechat, vítima de mais uma calamidade que o País vem sendo atingido nos últimos meses, e que, dessa vez, nos levou o amigo e confrade. A imprensa e a sociedade brasileira estão de luto. Da mesma forma, levamos as nossas condolências à família do piloto Ronaldo Quattrucci.

IMG-20190211-WA0034
Da direita para esquerda: jornalistas Ancelmo Góes, Fernando Abelha, Ricardo Boechat e o diretor da Revista de Comunicação apresentando o Painel do III Gamacom, cujo tema era Comunicação e Realidade Virtual.