Por Fernando Abelha
Obtivemos, ontem, junto a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, cópia do ofício enviado aos sindicatos da base e a VALEC em defesa dos interesses da categoria, quanto a revisão salarial 2018/2019, direito aguardado desde 1º de maio do ano passado:
Eis a íntegra do documento:
Rio de Janeiro, 04 de janeiro de 2018.
Ilmo. Senhor Mauro Sergio de Almeida Fatureto
Superintendente de Gestão de Pessoas-VALEC
A Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, na pessoa de seu Presidente, amparada por todos os sindicatos filiados à nossa entidade, vem à presença de V.S.ª para externar a sua contrariedade e, ao mesmo tempo, deixar claro que novamente teremos que nos encontrar no Tribunal Superior do Trabalho.
Isto porque a proposta que, diga-se de passagem, já é a terceira a nós encaminhada, vem sendo gradativamente dissolvida por essa administração. Não é justo que uma empresa do porte da Valec, com uma correção salarial fixada pelo Governo Federal em 1,69% data-base para vigorar a partir de maio, ainda seja diminuída o pouco que está sendo concedida pelo governo, que chega na realidade a 1,01%.
Isso não seria somente o importante, mas sim o que consta na parte final da sua carta, que se o documento viesse a ser assinado pelas entidades passariam a vigorar a partir daquela data e, consequentemente, estaríamos jogando para o ar aquilo que conseguimos através de lutas e mais lutas, ou seja, a nossa correção salarial.
Helio Regato
Presidente da FNTF
Até que enfim !Os sindicatos contavam com o novo governo federal !Tenho a pensar que seja ainda um pouco cedo para sonhar com o futuro dos ferroviarios remanescentes !
Ainda não vi LUZ no fundo túnel!
Se a VALEC vier a perecer temo por todos!
CurtirCurtir
Se ela for e vai ser extinta, ao menos as dívidas com a RFFSA serão pagas…
CurtirCurtir
Quem sabe faz a hora…..
Esperamos que o TST, ainda esteja de pé, porque a intenção do novo governo,é acabar com esse ramo judiciário, e assim deixar os empresários mais livres para agir contra os trabalhadores.
CurtirCurtir
Li hj no Estadão que a VALEC vai ser extinta em março e todos os seus empregados serão demitidos.
CurtirCurtir
Isso e uma vergonha até parece que estamos pedindo esmola. Só queremos receber que temos direitos vamos em frente.
CurtirCurtir
Prezados Companheiros. Peço a licença de vocês para entrar neste debate de opiniões. Com as mudanças radicais que ocorrem no país ,além da cautela, devem alterar o sistema de Dissídio Coletivo,obviamente sob o comando da Federação e Seus Sindicatos. Tudo isto veremos somente ao término do Recesso,Parlamentar e do Judiciário. Nesta semana vou estar com o Ministro Hélio Regato no Rio e conhecer sua opinião.Assim que a tiver e puder ser divulgado,retorno aqui.Respeito todas as opiniões acima,que são respeitosas e pertinentes.Com a certeza de que nada está perdido,quem sabe com maiores chances para nós?Adauto Alves- Presidente da Mútua e Diretor da FNTF
CurtirCurtir
Essa situação com a Valec com referencia a reajuste anual a falta de humanidade e respeito ao ser humano e trabalhador já ultrapassou os limites, muita tempestade e pouca chuva, muito rapa pé com quem não merece, ja passou da hora de se denunciar tudo isso que vem ocorrendo ao Ministério Público Federal, é´caso da Polícia de Federal agir tem companheiros que estão indo a óbito por falta de condições de comprar um mediamento ou direito a uma internação, depois de todos haverem descontados anos para o plansfer, para completar essa total fal de respeito para com o trabalhador que muito contribuiu para o progresso do Pais, hoje infelizmente nas mãos de autoridades que nada conhecem de ferrovia.
CurtirCurtir