Por Fernando Abelha
No entendimento de darmos cobertura aos políticos que, verdadeiramente, vem contribuindo com a nossa categoria, não poderíamos deixar de registrar o apoio recebido, através de ações e contatos da então diretoria da REFER, dos políticos atualmente candidatos ao próximo pleito. São eles: senador – Eduardo Lopes, 100, PRB / RJ; deputada federal – Maria Gorete Pereira, 2233, PR / CE e deputado federal – Simão Sessim, 1125, PP/ RJ.
Da mesma forma, fica registrado o agradecimento da categoria ferroviária ao deputado ferroviário engº Paulo Feijó, que liberou seu gabinete em Brasília para receber os ferroviários disponibilizando todo apoio ao trabalho desenvolvido, além de atuar, verdadeiramente, junto aos poderes Executivo e Judiciários na solução da dívida. Fica, também, registrado o agradecimento ao deputado federal Vicente Cândido, PT de São Paulo, que não mediu esforços em favor da categoria, também para solucionar o impasse da dívida. Registramos que tanto Paulo Feijó como Vicente Candido não concorrem a nova legislatura.
Assim, a dívida, relacionada ao Plano de Benefícios dos ferroviários da RFFSA, reconhecida pelo governo em favor dos participantes da REFER em novembro de 2017, após 17 anos de calote, foi em torno de R$ 3 bilhões e se não tivesse sido honrada a partir de fevereiro deste ano a REFER não teria mais recursos para pagar as aposentadorias que contemplam mais de 25 mil ferroviários participantes do Plano RFFSA.
O seu desembolso, com a liberação imediata de juros semestrais, está programado para iniciar a partir 2023, 2024, 2030 e 2040, garantindo, assim, atuarialmente, que todos os ferroviários e pensionistas recebam as suas aposentadorias complementadas enquanto viverem.
A mesma luta, a Fundação REFER vem desenvolvendo para que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU honre a sua dívida com a Fundação, para que os ferroviários da própria CBTU, CPTM, Metrofor, Central e CTS tenham, também, garantida as suas complementações da aposentadoria pela REFER. Podemos adiantar que esses entendimentos se encontram avançados para o seu total equacionamento.
Parabéns a esses parlamentares que nos ajudaram em solucionar a dívida da UNIÃO com REFER.Temos o dever de informar a classe ferroviária os nomes de todos os políticos que se interessaram ou venham a se interessar pela nossa causa,independente de ideologia partidária.Excelente iniciativa do jornalista Fernando Abelha
CurtirCurtir
Prezado amigo Odevar
É isto aí. Hoje não temos mais trens para nos fortalecer. Somente nos resta ter a humildade de pedir apoio aos parlamentares, representantes do povo, sem a maioria dos quais o Executivo não governa. Vamos em frente com a fé em Deus e em nossas lideranças.
CurtirCurtir