Por Fernando Abelha
Permanece em compasso de espera a habilitação dos diretores da Fundação REFER às diretorias Presidência, Financeira e de Seguridade, com os nomes aprovados pelo Conselho Deliberativo-CODEL, após seleção entre 58 ferroviários participantes da REFER que se inscreveram como candidatos aos cargos vagos das diretorias.
O que é de se estranhar é o fato de que há mais de um mês a documentação dos três ferroviários escolhidos pelo CODEL às diretorias, foi encaminhada a PREVIC, após proceder a análise dos candidatos, quanto ao perfil apropriado a cada cargo, a classificação curricular e de conhecimento técnico específico, sem que a habilitação tenha ocorrido até agora. Em face dessa indecisão a gestão da REFER continua sendo conduzida pelo CODEL desde 08 de maio último, data em que a então diretoria foi exonerada.
Ocorre, no entanto, que o Diário Oficial da União, de 20 de setembro de 2018, publicou Portaria nº 876, de 17 de setembro último, de responsabilidade do diretor de Licenciamento da Superintendência Nacional de Previdência Complementar-PREVIC, pela qual foi constituído grupo de trabalho, com prazo de 180 dias, a partir da data da publicação, para analisar processos de habilitação de dirigentes das entidades fechadas de previdência complementar.
Em face dessa Portaria, espera-se que a PREVIC trate com prioridade o caso REFER, de vez que embora o CODEL venha desempenhado, com presteza, a tarefa de gerir a Fundação, esse comportamento contraria o Estatuto Social da Fundação, e a legislação específica que são bem claras quanto as funções executivas e deliberativas das entidades de previdência privada.
Parece tratar-se de mais um desrespeito para com os ferroviários.
Urge uma homologação dos nomes selecionados para que a REFER siga sua rotina normal de trabalho.
Será que estão querendo enfiar algum nome na Diretoria?
Já tivemos péssimos exemplos.
CurtirCurtir
Nota-se uma verdadeira falta de boa vontade em indicar os os três diretores já que foram cumpridas todas as formalidades do Conselho deliberativo-CODEL e tem mais de um mês que foram enviados os 58 nomes habilitados para ocupar os cargos, contrariano a legislação específica e o Estatuto da REFER,conforme informação do texto acima do Jornalista Fernando Abelha
CurtirCurtir
Boa tarde, excelente jornalista. Como as eleições estão se aproximando, gostaria de saber quem são os candidatos que estão junto com os ferroviários. Um abraço e continue com esse trabalho de deixar bem informada a classe ferroviária.
CurtirCurtir
Manuel
Estamos abertos a receber dos ferroviários os nomes dos candidatos que se comprometerem a defender os legítimos direitos dos ferroviários e metroviários, seja de que partido for. A partir de domingo iniciaremos essas publicações.
CurtirCurtir