Por Fernando Abelha
Há cerca de quatro nesses a Fundação REFER se encontra sob intervenção branca da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, órgão regulador e fiscalizador dos fundos de pensão, subordinado atualmente ao Ministério da Fazenda.
O Conselho Deliberativo está assumindo, há quatro meses, a gestão da REFER enquanto aguarda a homologação dos nomes de três novos diretores – Presidente, Financeiro e de Seguridade, encaminhados a PREVIC há mais de um mês.
No decorrer desse período o Conselho Deliberativo – CODEL, com ampla dedicação de seus membros, mesmo com carga de trabalho ampliada, de vez que alguns se encontram em atividade nas empresas patrocinadoras da REFER, vem se reunindo diariamente, em caráter extraordinário, das 14 às 18 horas na condução dos segmentos financeiros, administrativos e de seguridade, cujo trabalho desenvolvido vem sendo elogiado pelos técnicos da casa, por sua segurança e eficácia.
Mesmo assim, é importante que, no menor prazo possível, a PREVIC decida pela homologação dos novos diretores, todos aprovados em seleção entre os ferroviários participantes da Fundação, para que a REFER retorne às suas atividades normais em cumprimento ao seu Estatuto Social proporcionando, assim. garantia e tranquilidade aos ferroviários e metroviários ativos e assistidos.
Pronto. A vaca vai para o brejo. Nova versão da famosa música do Carcará.
Se a RFFSA ainda tinha algo, agora…
CurtirCurtir
Lamentável que um processo de seleção que teoricamente veio para sanar os graves problemas de desvios constatados pela Polícia Federal , aparentemente praticados por empregados das patrocinadoras e portanto também assistidos que estariam na direção da Refer, justamente para proteger e resguardar o seu patrimônio, não o fizeram. Portanto ao contrário de cobrar a homologação, deve – se cobrar a posição em relação a suspeição desse processo seletivo, realizado com um público alvo em que todos se conhecem e portanto sabem da competência, capacidade , funções, cargos e desempenho de todos os participantes, gerando uma insatisfação generalizada dos assistidos com o resultado apresentado para a diretoria. A falta de transparência nos critérios utilizados levantou uma série de dúvidas e a falta de credibilidade no processo seletivo. Quem determinou apenas três selecionados pela empresa para cada diretoria? Dentre vários profissionais participantes, muitos com experiência e reconhecido bom desempenho em cargos da alta direção das empresas, nem conseguiram participar da votação do conselho para o cargo de presidente, em detrimento de outros, que apesar de também serem bons profissionais, carecem de experiência em cargos de alta direção. Apesar de não ser ilegal, mas criou um mal estar, o fato do presidente do conselho ser chefe de gabinete do Inventariante que foi escolhido presidente da Refer. O diretor de Seguridade escolhido é o mesmo que denunciou o esquema de desvio que provocou a prisão de diretores, pior , fazia parte desde 2015 dessa mesma diretoria denunciada por ele e que foi exonerada pelo Conselho após as prisões e ainda fez parte da direção do sindicato que tem o dever de fiscalizar a Fundação. Por todas essa razões e é que ao contrário de cobrarmos a homologação da diretoria , devemos é cobrar a apuração rigorosa de todo esse suspeito processo seletivo.
CurtirCurtir
É lamentável essa situação. Onde estao nossas Associações? Precisamos de pessoas honestas e competentes para dirigir nossa Fundacao! Será que não existem mais?
CurtirCurtir
Prezado Abelha,
Meu comentário foi apagado, pode me informar o motivo?
CurtirCurtir
Caro Abelha,
Vários Colegas viram meu comentário e não estão entendendo porque sumiu.
CurtirCurtir
Prezado Lino
Eu ignoro. Aqui não chegou o seu comentário. Como o provedor é operado dos EEUU vou procurar me inteirar.
Obrigado
CurtirCurtir
Lino
Localizei o seu comentário entre os demais comentários editados. Existe limitação de espaço. Acredito ser este o motivo de ter sido deslocado para o corpo principal onde poderá ser visualizado.
CurtirCurtir
Boa tarde Sr Abelha , tive notícias sobre um comentário de um colega nosso , o Sr Luís Carlos Lino e não estou encontrando . Como faço para localiza -lo ?
CurtirCurtir
Renato
O comentário do engº Lino está inserido no corpo dos comentários. Acabei de visualizar.
CurtirCurtir
Tendo em vista o meu comentário ter desaparecido do seu blog, estou reenviando.Luiz Carlos Lino
2 02UTC outubro 02UTC 2018 às 12:42
Lamentável que um processo de seleção que teoricamente veio para sanar os graves problemas de desvios constatados pela Polícia Federal , aparentemente praticados por empregados das patrocinadoras e portanto também assistidos que estariam na direção da Refer, justamente para proteger e resguardar o seu patrimônio, não o fizeram. Portanto ao contrário de cobrar a homologação, deve – se cobrar a posição em relação a suspeição desse processo seletivo, realizado com um público alvo em que todos se conhecem e portanto sabem da competência, capacidade , funções, cargos e desempenho de todos os participantes, gerando uma insatisfação generalizada dos assistidos com o resultado apresentado para a diretoria. A falta de transparência nos critérios utilizados levantou uma série de dúvidas e a falta de credibilidade no processo seletivo. Quem determinou apenas três selecionados pela empresa para cada diretoria? Dentre vários profissionais participantes, muitos com experiência e reconhecido bom desempenho em cargos da alta direção das empresas, nem conseguiram participar da votação do conselho para o cargo de presidente, em detrimento de outros, que apesar de também serem bons profissionais, carecem de experiência em cargos de alta direção. Apesar de não ser ilegal, mas criou um mal estar, o fato do presidente do conselho ser chefe de gabinete do Inventariante que foi escolhido presidente da Refer. O diretor de Seguridade escolhido é o mesmo que denunciou o esquema de desvio que provocou a prisão de diretores, pior , fazia parte desde 2015 dessa mesma diretoria denunciada por ele e que foi exonerada pelo Conselho após as prisões e ainda fez parte da direção do sindicato que tem o dever de fiscalizar a Fundação. Por todas essas razões é que ao contrário de cobrarmos a homologação da diretoria , devemos cobrar a apuração rigorosa de todo esse suspeito processo seletivo
CurtirCurtir
Concordo plenamente. Como pode um envolvido estar sendo selecionado?
CurtirCurtir
Prezados colegas.
É lamentável mas é verdade.
Estamos vivendo uma grande crise institucional.
Parece que somos todos doentes mentais.
Incapazes de raciocinar, e de observar.
Não poderiam participar do processo se estão marcados por condutas indignas.
Precisamos de uma apuração rigorosa.
CurtirCurtir