Por Fernando Abelha

O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, Helio Regato, enviou e-mail, ontem, aos presidentes dos sindicatos da base, informando que a VALEC – Engenharia agendou reunião com os sindicatos, dia 25 de julho, as 14:30 horas, em Brasília, para análise preliminar do Acordo Coletivo do Trabalho 2018/2019. A FNTF limitou a presença de no máximo três dirigentes por sindicato.

Neste ACT, além das cláusulas sociais que se referem apenas aos ferroviários em atividade, serão, também, apreciadas as econômicas referentes a concessão da inflação plena do período de 1º de maio de 2017 a 30 de abril de 2018, extensivas também aos aposentados e pensionistas. Consta, ainda, da proposta do ACT a recuperação das perdas salariais dos últimos cinco anos reconhecidas pela Comissão Paritária formada por representantes da VALEC e da FNTF, em reuniões ocorridas no decorrer de 2014.

Quanto o pagamento dos 3,98% referente ao Dissidio Coletivo e dos atrasados relacionados aos meses de maio de 2017 até hoje, incluindo-se o 13º salário, permanece sem data para entrar em folha.