Texto de Adauto Alves

Edição de Luis Fernando Salles

Prezados Companheiros Ferroviários,

Com transparência para que não pairem dúvidas, àqueles muitas vezes desinformados ou mal informados, nossa intenção é apenas esclarecer a classe mais distante, embora o nosso mestre Abelha, o tenha feito em seu BLOG com toda competência, Dito isto, estou juntando o documento do TST com as informações aos dissídios ocorridos no dia 11/06, incluindo o nosso, ressaltando ser referente ao ano 2017/2018, quando definiu o índice de 3.98 % estabelecido pela União, ou seja, a inflação anual para todas estatais com data base 01/05/2017: CBTU, EMBRAPA, CODEVASF e VALEC. Ressaltamos que as três primeiras, todas com o poder de fogo, para promover graves e paralisações, a última onde os ativos da extinta RFFSA estão agregados, com menos chances. Queira ou não queira, foi uma vitória, que infelizmente não contemplou, ainda, as perdas de nossa tabela salaria.

O que nos foi concedido representa pouco em valores. Todavia, a bem da verdade, sem ideologia ou política, nosso Dissídio teve um componente, que foi a participação de duas entidades em um mesmo processo, o que desde o início se aproveitou a VALEC para explorar, uma divisão da classe ferroviária. Assim a VALEC ficou visivelmente enfraquecida, a cada um cabe julgar.

Infelizmente, esta cultura ferroviária, o Governo sempre explorou muito bem. Entendo que foi muito importante a não menção ou citação da nossa Revisão Salarial, neste processo, o que poderia causar insatisfação entre as demais estatais participantes do Dissidio. Ao contrário do que muita gente entendeu, ter o Tribunal desconsiderado e descartado a nossa Comissão Paritária, que está viva em nosso Dissídio 2018/2019, data base 01/05/2018, através do Acordo Coletivo do Trabalho encaminhado em fevereiro de 2018 a VALEC, pela Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários-FNTF e Sindicatos da Base. Voltamos a repetir, não vamos consumir nossas energias demonizando a qualquer órgão da União Federal. Mas sim reunindo forças para lutar por esta carta em nossa manga, pois desta tabela, dependem   o destino e futuro de 60.000 ferroviários e suas famílias, hoje a maior preocupação pessoal do Ministro Helio Regato e de todos nós.!!!!

Abraços.

AdautoAlves-