Por Fernando Abelha
Prezado João Batista ao ler o seu comentário, editado ontem neste blog, pelo qual sugere a presença atuante de advogados ferroviários para defender-nos junto aos órgãos competentes, com objetivo de definir a nossa situação de complementação salarial e um novo destino da fonte pagadora de nossas aposentadorias, lembramos que a RFFSA, desde sua origem, manteve em seus quadros funcionais, brilhantes profissionais do direito…
…Todos sabemos que a categoria dos ferroviários, em todos os seus segmentos funcionais, deteve, sobejamente, a nata dos trabalhadores brasileiros, que no decorrer da vida profissional eram constantemente treinados de acordo com a necessidade da empresa. Criminosamente, quase toda esta organização empresarial foi jogada no lixo. Os ferroviários que prosseguem em atividade um pouco mais de três centenas, prestam seus importantes e competentes serviços na VALEC, DENIT, ANTT, Inventariança e, possivelmente, em outros seguimentos da administração pública.
As suas dúvidas são na verdade de todos nós. A sua proposta é plenamente exequível. No entanto, o que nos falta é a unidade de ação e reação a tempo e a hora, sem a qual ficaremos eternamente serrando serragem, afundando no lamaçal que nos jogaram. É necessário planejarmos como essa unidade poderá surgir. Através das Associações de Classe, representada em ação única para que não ocorra duplicidade de entendimentos ou até mesmo de erros de delineamento; pelas Federações e Sindicatos detentores da legitimidade para pleitear os nossos direitos; ou através mesmo da formação de um grupo nacional de ferroviários, que atuaria como nosso porta-voz junto ao mundo político e administrativo federal, como ocorreu recentemente, para que a Fundação REFER recebesse dívida contratual bilionária, que por mais de uma década não era honrada pelo governo da União Federal. Conquista que proporcionou a continuidade do pagamento de 25 mil ferroviários da RFFSA que, a partir de fevereiro deste ano, não receberiam mais os seus vencimentos complementados para o qual pagaram no decorrer da vida laboral, ou a receberia de forma reduzida por mais alguns meses.
Enfim João Batista. Quando idealizei este veículo de comunicação através da WEB, atribuindo-lhe a cognome de VEZ e VOZ dos ferroviários, somente assim agi por entender da necessidade de se criar um fórum de debates, onde qualquer um de nós poderá explanar o seu entendimento, respeitando-se os direitos e opiniões dos companheiros, sem a prática da calúnia, ação política, religiosa, mercadológica, com respeito mútuo e, principalmente, sem qualquer referência a nomes de pessoas mas, tão somente, às instituições do nosso círculo de relacionamento. Assim, com a experiência de todos, será possível o enfrentamento aos que nos prejudicam e solução aos justos pleitos da categoria.
O que é, também, importante para o Brasil e assim para nossos filhos, netos e bisnetos, é a recuperação do modal ferroviário retirando-o das mãos de seus atuais algozes, através de concorrência internacional para que do Norte, Nordeste ao Centro Oeste, Sudeste e Sul possamos ter trens de passageiros e cargas com as nossas riquezas agrárias e industriais, conduzidas com segurança aos centros consumidores. O que existe hoje, com rara exceção, é uma piada criminosa.
Este fórum de debates no dia de hoje registra 32 mil visualizações mensais por todo o País e, muito significativamente, com mais de 2 mil acessos pelo exterior, vindos dos EEUU, União Europeia, Canada, Portugal, China, Rússia, Índia e, em menor número, uma dezena de outros países.
Enfim companheiro, agradeço a sua continuada participação em nosso fórum e esteja certo iremos conseguir voltar para um lugar ao sol que já usufruímos. É este o meu propósito enquanto viver.
Pertinente reflexão,prezado jornalista.Nosso país pela sua magnitude geográfica,merecia ter ter uma pujante ferrovia,que ligasse norte ao sul e leste a oeste,fazendo uma intermodalidade com as rodovias e vias fluviais que temos.Todos sabem, que temos um agronegócio dos mais ricos do mundo e geramos muitos outros granéis próprios ao transporte ferroviário,que se isto ocorresse,teríamos uma logística que geraria preços mais baixos e interessantes para produtores e potenciais consumidores.Parabéns pela oportunidade que nos dar, para termos ainda mais a convicção de que foi uma decisão errada, praticamente se erradicar um meio de transporte,que paises do tamanho de alguns de nossos estados,ainda o utilizam e com grande intensidade.
CurtirCurtir
José Rodrigues
Obrigado por participar
CurtirCurtir
AO MEU MESTRE COM CARINHO: Mais uma vez,com brilhantismo e em linguagem ferroviária, nosso Professor ABELLHA,colocou com brilhantismo,as facetas do nosso Dissídio Coletivo.Como tenho a primazia de sempre estar junto a ele,com o Ministro Helio Regato,peço permissão para tecer este comentário.,a perseverança,o amor com que trata nossa classe ferroviária nosso líder maior Hélio Regato,com sacríficio pessoal,vindo de uma cirurgia séria e de absoluto repouso,jamais abdicou suas tarefas e comprometimento com nossa classe, prova esta a marcação de nossa Audiencia no Egrégio Tribunal Superior do Trabalho -TST Brasília,dia 14 de Maio, uma vitória da Federação e os Sindicatos da b ase. Obviamente todos nós somos levados pela ansiedade,hoje muito mais pelas necessidades de nossas famílias. Tem que serem cumpridos e respeitados os ritos processuais de um tribunal em pautar e marcar data,estas são suas prerrogativas. Como sempre acreditei e confiei nas pessoas envolvidas no processo,conclamamos a todos companheiros que como eu acreditem e tenham fé, na justiça de nossas reivindicações, sempre lembrando,que não se trata de um aumento salarial,mas uma recuperação de perdas ao longo de tantos anos e de nossa dignidade. Peço desculpas pela extensão deste.ADAUTO ALVES-B.HOTE
CurtirCurtir
Se S.Excia.Min,Luis R.Barroso,tivesse sido o que foi dito pelo digno jornalista,não seria nenhum demérito.Como um correto profissional,que prima pela notícia correta,valeu a corrigenda !
CurtirCurtir
Então, JOÂO ABELHA, é o blog cumprindo importante papel, no sentido de levantar pontos, acerca da complementação, e que merecem reflexão. Sei e reconheço o papel das entidades sindicais na defesa da categoria ferroviária. parabéns.
CurtirCurtir
João Batista
Vamos em frente.
CurtirCurtir