Comentários por Fernando Abelha

Pesquisa e edição por Luis Fernando Salles

O INSS de há muito não envia mais para residência do assegurado o extrato para declaração do Imposto de Renda. Os aposentados e pensionistas do INSS obrigados a apresentar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal – ano base 2017 – já podem acessar o demonstrativo de rendimentos no site do INSS, no endereço www.inss.gov.br. Os que não tiverem acesso as internet deverão comparecer a agência pela qual é processado o seu pagamento. Também pela internet o Banco do Brasil disponibiliza ao acessar extratos, em conta corrente. Acredito que os demais bancos por onde o aposentado recebe, também deverão disponibilizar.

Para consultar o extrato, o segurado deve acessar o site do INSS e consultar o Extrato de Imposto de Renda (IR) no menu de serviços da Central “Meu INSS”, com login e senha. Existe outra opção no site do INSS em que também é possível consultar o demonstrativo do Imposto de Renda, inclusive de anos anteriores.

O demonstrativo do ano base 2017 pode ser retirado, ainda, nas Agências de Previdência Social (APS). Porém, para mais conforto ao cidadão, o INSS recomenda que a impressão seja feita na internet ou nos terminais de autoatendimento dos bancos.

Declarações serão recebidas pela Receita a partir de março.

Consulte também: http://www.previdencia.gov.br

Fonte: Ascom INSS