Por Fernando Abelha
O Tribunal de Contas da União determinou ontem a sustação da licitação proposta pela VALEC – Engenharia para contratação de consultoria, no valor de R$ 23,9 milhões, voltada ao assessoramento para construção de novas ferrovias.
O TCU entende que inexiste previsão de futuros projetos a serem tocados pela VALEC. Segundo análise de algumas fontes deste blog, a licitação serviria tão somente para contratar empresa de consultoria especializada em prestação de serviços técnicos como apoio de mão de obra e assessoramento da Diretoria de Planejamento da estatal. A consultoria forneceria 77 empregados, o que representa 13% do atual quadro da VALEC. Ao analisar o pedido de concorrência pública feito pela VALEC, o TCU entendeu inexistir “ real necessidade pela falta de qualquer indicativo de novas obras a serem destinadas à estatal.
A VALEC tem 15 dias para apresentar esclarecimentos ao TCU, de vez que o entendimento do tribunal foi pelo fato de que a contratação “ serviria meramente ao reforço do quadro de mão de obra da Diretoria de Planejamento”
Enquanto os aposentados…
CurtirCurtir
Barb… pagar 24 milhões , por uma consultoria , para saber a PROBABILIDADE de construir novas ferrovias? Isso tem cara de TREM da alegria , que tal pensar no social (funcionários/aposentados).
CurtirCurtir
Esta estatal não produz nada. Só existe por interesses do PR partido que há longo tempo serve-se do Ministério dos Transportes. É uma aberração que nós pagamos. Como aposentados pagamos muito mais.
CurtirCurtir
O correto seria extinguir a VALEC, que foi criada para empregar executivo do 5o escalão.
CurtirCurtir
A VALEC devia primeiro desincumbir-se de suas obrigações,uma das quais remunerar,de acordo com a lei,os empregados ativos,aposentados e pensionistas das empresas extintas,pelas quais ficou responsável,como RFFSA e outras.Não ficar de 2 a 3 anos sem corrigir seus proventos,como vem ocorrendo.Essa consultoria,é tão somente um artifício para levar uma bolada de uma economia já tão espoliada e fraca como está atualmente.
CurtirCurtir
Pois é, na hora de discutir legalmente, o reajuste salarial dos empregados, ai não tem dinheiro, nem previsão orçamentária,Licitação com cheiro de MARACUTAIA.
CurtirCurtir
Traduzindo. Roubalheira.
CurtirCurtir