Recebemos do presidente da FENAFAP, através de e-mail, as informações abaixo transcritas, sobre o encontro de Curitiba:

“Nobre Amigo Abelha; Boa Tarde

O evento acima citado, na avaliação final dos participantes, foi excelente. Discutimos os TEMAS propostos, com exceção daquele referente a REFER pela questão que o amigo nos transmitiu e que repassamos aos presentes –

(O presidente da REFER engenheiro Marco André ficou impedido de comparecer por se encontrar em Brasília onde agilizou os trâmites para o pagamento da dívida da União com o plano de Benefícios dos empregados da extinta RFFSA); no final foi elaborado um documento subscrito pelas 11 representações presentes. O carro chefe das discussões foi o TEMA sobre a aprovação e implantação das Tabelas salariais, propostas pela Comissão Paritária, constituída pela Portaria nº 283/2014 de 6 de maio de 2014; por unanimidade o Tema foi aprovado e no documento solicitamos aos Mistérios da Casa Civil, Transportes e Planejamento que aprovem a propositura o quanto antes, assim como também foi aprovada uma solicitação aos citados Ministérios uma solução para os ferroviários aposentados e pensionistas amparados pelas leis 8.186/91, 10.478/02 e Lei 2.061/53 do Estado do Rio Grande do Sul; quando não houver mais, nenhum ferroviário ativo da extinta RFFSA, quando da extinção do quadro de empregados ativos da extinta RFFSA, face ao contido na Lei 11.483/2007.

Foi também aprovada uma solicitação às autoridades competentes para que, os índices aplicados à VALEC, anualmente, sejam estendidos ao quadro de pessoal da extinta RFFSA, concomitantemente.

O Clima foi de união total, e de respeito mútuo e, TODOS imbuídos do mesmo proposito.

Agora as entidades participantes, estão elaborando um abaixo assinado junto aos seus Diretores e associados, para ser entregue aos senhores parlamentares juntamente com uma cópia do trabalho produzido em CURITIBA/PR.

Informamos, também, que o citado documento será por nós entregue aos Ministérios aludidos, assim como aos parlamentares que sempre nos ajudaram nas nossas lutas. Portanto, ficamos mui gratos se o nobre amigo fizer a gentileza de publicar tal informação através do sistema eletrônico.

< ETEVALDO PEREIRA DOS SANTOS

           Presidente da FENAFAP