Por Fernando Abelha
Pesquisa e edição Luis Fernando Salles
Acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro no auditório da União dos Aposentados e Pensionistas Ferroviários do Paraná e Santa Catarina – UNIFER, à Rua dos Ferroviários, 127, Cajuru, Curitiba, Paraná, o VI Encontro Nacional das Associações dos Ferroviários Aposentados e Pensionistas.
O conclave acontecerá por iniciativa da Federação Nacional das Associações dos Ferroviários Aposentados e Pensionistas – FENAFAP, em face da “ atual situação de incertezas e de angústia que os brasileiros vêm enfrentando, sobretudo com os direitos conquistados ameaçados, tendo ainda, um agravante de significativa importância – a instabilidade político-social e moral envolvendo uma grande parcela dos membros do nosso Parlamento”.
A FENAPAR conclama a todas as filiadas e demais entidades congêneres, para que, unidas no presente evento nacional, possam discutir o problema e organizar uma estratégia de trabalho, para iniciar uma luta em defesa dos direitos dos ferroviários brasileiros, resgatando o respeito e a dignidade de uma classe que tanto contribuiu para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, transportando sua produção e suas riquezas sobre os caminhos de ferro.
Por ocasião do encontro serão debatidos os seguintes temas: O pagamento do débito da União Federal e demais patrocinadoras com a Fundação REFER; Como ficará a situação dos ferroviários aposentados e pensionistas amparados pelas Leis 8.186/91 e 10.478/02 e Lei 2.061/53 quando não houver mais na ativa integrantes da ex-RFFSA no quadro de pessoal especial de que trata a Lei 11.483/07(MP 353) e demais funcionários cedidos, após a reforma da Previdência Social; Estratégias reações junto ao Ministério do Planejamento ( DEPEX) para contribuir no sentido de viabilizar a aprovação e implantação dos trabalhos conclusivos efetuados pela Comissão Paritária especialmente criada pela Empresa através da Portaria VALEC nº 283/2014 de 06 de maio de 2014, já acrescido das diferenças relativas aos anos de 2015 E 2016.”

Bom dia Amigos. Excelente iniciativa, toda ação em prol dos direitos dos Ferroviários é louvável.
CurtirCurtir
Grande iniciativa da FENEPAR.
Esse é mais um momento importante para que todos os ferroviários da RFFSA de todo o Brasil compareçam ao evento. Associações, Sindicatos e Federação deveriam ter representantes presentes a esse importante encontro, enquanto ainda há tempo para corrigir os problemas existentes.
CurtirCurtir
Amigo
De há muito este blog vem pedindo a unidade da classe para que sob único comenado e com medidas inteligentes e amparados no concenso de todos, lutem pelos nossos direitos. Os nossos inimigos ganham terreno a cada dia e nós contionuamos de braços cruzados. Vamos a Curitiba prestigiar esta id[eia da FENAPAR
CurtirCurtir
FENAPAR.
CurtirCurtir
Parabéns é dessas iniciativas que a classe ferroviária precisa. “Quem não é visto não é lembrado.” Chega-mos lá é só questão de tempo…
CurtirCurtir
Bom dia, por favor corrija o nome da Federação. Nao e Fenapar e FENAFAP……Obrigado
CurtirCurtir
OK
Obrigado
Peço enviar o andamento do encontro conforme sugestão do engenheiro Jorge Luiz
CurtirCurtir
Etevaldo eu sou o Helio dos Santos Sayao como voce esta tem muito tempo que eu nao falo com voce e as novidades abraços
CurtirCurtir
Prezado Abelha. Saudações. Para que possamos acompanhar e dar mais apoio a essa iniciativa da FENAPAR a entidade poderia passar para esse Blog a listagem das entidades ferroviárias que participaram do evento bem como os nomes dos seus representantes. Devemos mostrar aos governos (federal e estadual) que todos os ferroviários estão juntos nessa luta desigual. Abraços.
CurtirCurtir
QUEM SABE FAZ HORA.
Finalmente uma boa iniciativa, afinal, é também para isso. que existe associações de classe e federações. espero que convidem , todos os sindicatos e federações, independente da coloração sindical.
CurtirCurtir
Bom dia companheiros ferroviários, felizmente surgiu no Paraná um grupo da FENAPAR, órgão que representa as classes representantes dos ferroviários e que tomou a iniciativa de mostrar ao governo que existimos e exigimos o cumprimento da Lei que regula a matéria.
Apareça governo (VALEC, MT,etç) e apresentam uma sulação que satisfaça a classe ferroviária.
CurtirCurtir
Prezado Abelha. Saudações. Assim que concluído o evento de Curitiba seria muito bom se os organizadores publicassem neste blog as conclusões dos participantes. Obrigado pelas informações até hoje divulgadas. Abraços.
CurtirCurtir
Prezado amigo
O Etevaldo, presidente da FENAFAP, comprometeu-se em nos repassar o relatório conclusivo.
Não há o que agradecer. Estamos juntos nessa luta por nossa sobrevivência. Abraços
CurtirCurtir
Ferroviàrios amigos, praticamente o ano 2017 chegandi ao fim e nós, ferroviários, sem nenhuma imfirmaçâo do Dissídio Coletivo. Será que as lideranças. jogaram a toalha?
CurtirCurtir
Carlos
Estamoos aguardando informações sobre a reunião de Curitiba.
CurtirCurtir
Nenhuma informação até agora.
CurtirCurtir
Até agora (13:04 h) nenhuma notícia sobre o Evento em Curitiba. Infelizmente o trem atrasou.
CurtirCurtir
Espero muito que não descarrile.
Também não temos notícias da Federação quanto ao Dissídio Coletivo 2017/2018.
E a correção da Tabela Salarial em 36% já auditorada e confirmada por órgãos fiscalizadores. Quando será corrigida e paga?
CurtirCurtir
Mais uma semana se vai e pessoal de Curitiba nada informa. Realmente fica muito mais difícil a solução dos salários dos ferroviários.
CurtirCurtir
Prezado Jorge
Somente hoje tive espaço no blog para inserir a notícia enviada pelo presidente da FEANFAP antontem. Abraços
CurtirCurtir
Foi ótimo. Precisamos muito dessa união. Espeto que algum Assessor do Presidente Temer leve essas informações para conhecimento dele. Depois de 17 anos de dívidas do Governo Federal para com a REFER quiçá ele resolva os problemas dos ferroviários da RFFSA. Assim espero. Parabéns pela manutenção do Blog sempre atualizado. Bom domingo junto à família. Abraços.
CurtirCurtir
Espero que aconteça em sua volta à Brasília. A Diretoria da VALEC pode estar contra ele.
CurtirCurtir
Boa tarde, Professor! Parabéns pelo belíssimo trabalho e por nos manter sempre informados. Já tem alguma noticia com relação ao Dissidio 2017/2018? Abs.
CurtirCurtir
E o novo Dissidio dos ferroviarios? Quem está em Brasília acompanhando os trâmites do Processo? Será que a demora está atrelada a mais uma manobra do governo federal para penalizar os injustiçados ferroviários que muito contribuíram para a melhoria dos desempenhos da RFFSA. Tanto melhoraram que várias empresas assumiram as linhas férreas sob administração das Superintendencias Regionais.
CurtirCurtir