Comentários de Fernando Abelha

Edição Luis Fernando Salles

Permanece a expectativa para que ocorra a assentada  dos sindicatos da base da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF  com representantes da VALEC –Engenharia, em mediação no Tribunal Superior do Trabalho TST. Informações obtidas na última sexta-feira junto a FNTF dão conta de que o pleito está pautado aguardando, tão somente, vaga na agenda do TST.

Por outro lado apuramos junto a fontes fidedignas de que o presidente da VALEC, engenheiro Mário Mondolfo comentara que o reajuste referente a inflação de 2016/2017, arbitrada pelo governo para o mês de maio, data base dos ferroviários, em 3.99%,  será de zero, conforme já oficiado intempestivamente pela VALEC, em resposta ao encaminhamento do Acordo Coletivo do Trabalho – ACT pela FNTF, antes mesmo de se reunir com os sindicatos da base.

O presidente da VALEC teria alegado que cumpria determinação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais-DEST, órgão do Ministério do Planejamento. Teria dito, também, que a correção dos salários smente ocorrerá “a não ser que os ferroviários obtenham uma decisão favorável pela justiça”. Por sua vez a classe ferroviária acredita  que o TST, a exemplo dos anos anteriores, fará justiça aos ferroviários, não somente na concessão da inflação mas, também, para reposição das perdas salariais dos últimos anos em torno de 36% já reconhecida pela VALEC conforme relatório da Comissão Paritária FNTF x VALEC ocorrida em 2014. É importante lembrar que o salário médio dos ferroviários ativos, aposentados e pensionistas está em torno de R$ 1.200,00.