Edição de Luis Fernando Salles
Texto de Fernando João Abelha
Informações obtidas na última quarta-feira junto a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, dão conta de que a VALEC – Engenharia, até aquele dia, não havia respondido ao Ofício n° 005/17 – PR/FNTF, de 02/06/2017, encaminhado ao Superintendente de Recursos Humanos VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, Mauro Sergio Almeida Fatureto, pelo qual a FNTF reitera a necessidade de ser agendada reunião com representantes da VALEC para que seja acordado o reajustamento salarial dos ferroviários da extinta RFFSA, através do Acordo Coletivo do Trabalho /2017.
Da mesma forma, a VALEC ainda ignora o ofício do o senador Humberto Costa, nº 00035-GSHCST, de 24/05/2017, endereçado ao presidente da VALEC-Engenharia, pelo qual insta a estatal que seja instaurado o processo de negociação com a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF que, através de Acordo Coletivo do Trabalho – ACT, solicitado, em 30 de março passado, propõe encontro de mediação para analisar a atualização dos salários dos ferroviários.
Por sua vez, o presidente da FNTF, Hélio Regato, reiterou, ontem, que os sindicatos da base da FNTF rejeitaram, veementemente, a proposta unilateral da VALEC, de reajuste zero aos ferroviários da extinta RFFSA, para ela transferida por sucessão trabalhista, uma vez que para os funcionários do Plano de Cargos da VALEC, o comportamento não é o mesmo. Lembrou que a classe de há muito vem obtendo, após muita luta, os seus reajustes sempre abaixo da inflação. “Estamos voltados à lutar, até mesmo judicialmente, para garantirmos a atualização salarial referente ao ACT/2017 e, o que é mais importante, recuperar o que deixaram de nos pagar nos últimos anos. Acreditamos que o bom senso prevalecerá e, certamente, fará os responsáveis dos Recursos Humanos da VALEC, se sentarem à mesa de negociação com os representantes da FNTF para discutirmos o assunto. Assim esperamos”.
DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS.
A direção da VALEC, trata seus empregados, com dois pesos e duas medidas, esta semana a direção desta empresa assinou acordo de trabalho 2017/2018 com o sindicato dos ferroviários de Santa Catarina, concedendo 6% de reajuste salarial aos empregados daquela base. Agora fica a pergunta, os ferroviarios da extinta RFFSA, são empregados de que empresa? lógico que são da VALEC, então não pode ter tratamento diferenciado, é questão de ISONOMIA, já basta a imensa diferença salarial das tabelas.
CurtirCurtir
João Batista
Importante a informação que você apurou. Estarei ainda hoje com o presidente da FNTF, que é leitor do nosso blog, para saber de que modo ele poderá usar a sua informação para pressionar a VALEC quanto o reajusta,mento dos ferroviários da RFFSA.
Obrigado
CurtirCurtir
É sempre assim !
Para construir é necessário competência, mas para destruir “qualquer um” consegue.
Acacbaram com o futuro da FERROVIA no país, e hoje não têm nenhum respeito pelos ferroviários.
CurtirCurtir
Sr, ministro dos Transporte se fsz mister oficiar à direção da VALEC o que leva a este procedinento estranho de tratar as lideranças sindicas dos ferroviarios com desdém oferecendo 0% e, conceedendo a uma categoria que navega no mesml barco 6%. Que incoerëncia é esta meu Deus, que direção complicada, porque não chamam logo os líderes e resolvem.resolvem logo isto? Esperando o que? É um direito nosso que não pode ficar postergando a mercê de imccopetência. O custo de vida maltrata a todos e não a alguns. Pensem nisso.
CurtirCurtir
Incompetência de alguns e não de todos, quero que fique bem entendido essa confusão.
CurtirCurtir
Sindicato dos Ferroviários
14 de junho às 16:59 ·
Negociação coletiva é encerrada em todas as empresas
O Sindicato dos Ferroviários finalmente encerrou o processo de negociação coletiva junto às cinco empresas cujos trabalhadores representa (FTC, Locofer, RailFer, Transferro e Valec). De maneira geral concluímos que os resultados foram bastante positivos: todas as empresas concederam 6% de reajuste salarial e mantiveram todos os benefícios.
Mais uma vez, reforçamos o óbvio: se nossos principais interesses coincidem com os interesses da maioria, é sinal de que, muitas vezes, pensar em cada um de nós é também pensar em todos nós.
Com a união de todos, construímos uma pauta de reivindicações que atendesse aos interesses da maioria absoluta da categoria. Um grande desafio, tendo em vista que as atuais conjunturas econômica e política pelas quais passamos foram criadas justamente para comprometer e impossibilitar alcançarmos nossos objetivos.
Estamos comprometidos em manter nossa luta intensa e irrefreável para só assim mantermos nossos direitos e ampliar novas conquistas. Mais uma vez, destacamos a importância da participação efetiva de todos (as). Desta maneira, podemos chegar aos melhores resultados.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
CurtirCurtir
COLOCANDO OS PINGOS NOS ÌS.
Companheiros, o sindicato dos ferroviários de Santa Catarina, voltou atrás e disse que o nome da empresa VALEC, apareceu na matéria por engano, e que os acordos naquele estado foram todos com empresas da iniciativa privada, pelo pedem desculpas.
CurtirCurtir
Decepçao pelos 6% concedido aos ferroviário de Santa Catarina?
CurtirCurtir
Querido professor Fernando abelha, com todo respeito que tenho por V sa. , está havendo progresso nas negociaçõoes com as centrais e a VALEC ?
CurtirCurtir
Carlos
Sim.
Vamos aguardar.
CurtirCurtir
Até agora continuo boisndo, afinal tivemos ou não tivemos reajuste de 6%?
CurtirCurtir
Carlos
Até o momnento a VALEC propôs zero por cento. A FNTF está atuando para corrigir este descalabro. Vamos aguardar.
CurtirCurtir
Até agora continuo boisndo, afinal tivemos ou não tivemos reajuste de 6%?
Alguém me responda, por favor.
CurtirCurtir
Até quando ficaremos de pires nas mãos implorando a VALEC
para que seja reajustado os salários dos empregados da extin-
ta RFFSA e de seus aposentados e pensionistas.
Todo ano, samos levados a humilhação pela direção da VALEC, achando que nós não existimos, o que é uma medida
odiosa e de falta de respeito ao ser humano e as Leis do País.
O Brasil inteiro precisa tomar conhecimento do procedimen-
to autoritário dessa Estatal, denunciando na (Imprensa) essa
castração dos direitos dos trabalhadores Ferroviários que es
tão na ativa e os seus aposentados e pensionistas
Acredito, que estamos numa Democracia, e temos o direito,
ser recebido pelo EXMO. SR Ministro dos Transportes, para
tratamos de nosso pleito.
S.M.J; a FNTF, tem toda credibilidade para tal iniciativa, não-
só pela competência de seu Presidente, como pelo caráter-
que o mesmo é possuidor aliados ao seu amor pela causa dos
Ferroviários.
Para concluir, acho que devemos de parar de distribuir meda lhas ou citação de amigos dos Ferroviários, aos que nada fize-
ram pelo Setor Ferroviário em nosso País;pois temos milhares
de ferroviários para homenagear que muito deram de si pelos ferroviário, sendo presos e torturados por defender nossos di
reitos.
CurtirCurtir