Edição de Luis Fernando Salles

Texto de Fernando João Abelha

Informações obtidas na última quarta-feira junto a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, dão conta de que a VALEC – Engenharia, até aquele dia, não havia respondido ao Ofício n° 005/17 – PR/FNTF, de 02/06/2017, encaminhado ao Superintendente de Recursos Humanos VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, Mauro Sergio Almeida Fatureto, pelo qual a FNTF reitera a necessidade de ser agendada reunião com representantes da VALEC para que seja acordado o reajustamento salarial dos ferroviários da extinta RFFSA, através do Acordo Coletivo do Trabalho /2017.

Da mesma forma, a VALEC ainda ignora o ofício do o senador Humberto Costa, nº 00035-GSHCST, de 24/05/2017, endereçado ao presidente da VALEC-Engenharia, pelo qual insta a estatal que seja instaurado o processo de negociação com a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF que, através de Acordo Coletivo do Trabalho – ACT, solicitado, em 30 de março passado, propõe encontro de mediação para analisar a atualização dos salários dos ferroviários.

Por sua vez, o presidente da FNTF, Hélio Regato, reiterou, ontem, que os sindicatos da base da FNTF rejeitaram, veementemente, a proposta unilateral da VALEC, de reajuste zero aos ferroviários da extinta RFFSA, para ela transferida por sucessão trabalhista, uma vez que para os funcionários do Plano de Cargos da VALEC, o comportamento não é o mesmo. Lembrou que a classe de há muito vem obtendo, após muita luta, os seus reajustes sempre abaixo da inflação. “Estamos voltados à lutar, até mesmo judicialmente, para garantirmos a atualização salarial referente ao ACT/2017 e, o que é mais importante, recuperar o que deixaram de nos pagar nos últimos anos. Acreditamos que o bom senso prevalecerá e, certamente, fará os responsáveis dos Recursos Humanos da VALEC, se sentarem à mesa de negociação com os representantes da FNTF para discutirmos o assunto. Assim esperamos”.