Colaboração de Carlina Linhares

Madeira maomore foto
Locomotiva 18 em recuperação

Membros da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que trabalharam no passado no importante complexo ferroviário, garantem restauração e funcionamento de locomotivas vaporentas paradas  há mais de 60 anos.

A Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (Assofermadmoré), esteve reunida com representantes do Santo Antônio Energia no final da tarde do último dia 5, quando trataram sobre o assunto de breve apresentação de um projeto que irá restaurar duas locomotivas do complexo ferroviário que estão se deteriorando ao longo do tempo.

Em reunião que aconteceu no Edifício Centro Empresarial região central da capital Porto Velho (RO), os ferroviários que trabalharam e viveram boa parte de suas vidas realizando manutenção e o funcionamento das locomotivas da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré, ofereceram-se para proceder a restauração de duas Locomotivas a vapor.

Suas habilidades e conhecimento do maquinário foram a peça fundamental para o desenvolvimento das principais cidades da Região Norte durante os dois ciclos do eldorado do Látex, a borracha. A Associação apresentou um projeto de restauração e recuperação das Locomotivas 15 e 18, que poderão ser utilizadas no transporte turístico.