Por Fernando João Abelha
São inúmeros os ferroviários leitores deste blog que têm solicitado informações sobre o andamento do processo denominado URP, suscitado em Belo Horizonte, pelo Sindicato dos Ferroviários, pelo qual são pleiteados os pagamentos das diferenças salariais do chamado Plano Bresser (1987).
Em atenção às solicitações obtivemos informações junto a várias fontes competentes o que nos leva a crer, salvo melhor entendimento, que o feito está concluso em fase de cálculos. Assim, as indagações deverão ser dirigidas ao Sindicato dos Ferroviários em Belo Horizonte, sendo que “o crédito será liberado INTEGRALMENTE, pelo valor bruto do mesmo, ao Sindicato Autor e não de forma individualizada”.
Para melhor compreensão de cada leitor transcrevemos, abaixo, a íntegra do despacho do juiz Dr. Erdman Ferreira da Cunha, datado de 17 de março de 2017, apurado junto aos meios competentes:
Despacho
3ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte
R. Mato Grosso, 468, 6º andar – B. Barro Preto 30190-080 – Belo Horizonte – MG
DESPACHO No. : 01925/17
Nro ÚNICO TST: 01542-1992-003-03-0
Nro ÚNICO CNJ: 0154200-31.1992.503.0003
RECLAMANTE : Sind Trab Empresas Ferroviarias de Bh e outros
RECLAMADO : Uniao Federal
Certifico o decurso de prazo referente à data de levantamento de valores, conforme últimos comprovantes juntados aos autos.
Nesta data, faço os presentes autos CONCLUSOS ao (à) MM(a).Juiz(a) do Trabalho.
Belo Horizonte,17 de março de 2017.
Pelo(a) Secretário(a) Flavia Cerqueira Mindello, servidor(a) Lucas Mourao Ribeiro
Vistos.
INCLUAM-SE os números de CNPJ do Sindicato Autor e da União Federal, sistema e capa dos autos (último volume apenas, 54º).
Conforme manifestação de f.11.219, o Sindicato Autor está ciente dos requerimentos e solicitações de juízos diversos, a partir de f.11.033 até f. 11.212.
Encaminhe-se ofício ao juízo da Comarca de Leopoldo Bulhões/GO, endereço à f.11.220, TJGO, informando-se que trata-se de ação coletiva proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores nas empresas ferroviárias de BH, feito no qual são c (1987); informando-se que o feito encontra-se suspenso, aguardando trânsito em julgado da decisão a ser proferida no AIRR, interposto, na fase de execução, pela executada; informando-se que foram indeferidas as habilitações individuais requeridas nos autos, decorrentes de óbitos (sucessões), divórcios, partilhas (etc), tendo em vista que são mais de 60.000 substituídos nos autos, o que inviabiliza a intimação na forma pretendida pelos sucessores dos substituídos; informando-se que a consulta de créditos INDIVIDUAIS deverá ser feita ao Sindicato Autor, sendo que o crédito será liberado INTEGRALMENTE, pelo valor bruto do mesmo, ao Sindicato Autor e não de forma individualizada, pelas razões já expostas.
Concede-se força de ofício ao presente despacho.
Belo Horizonte,17 de março de 2017.
Dr. Erdman Ferreira da Cunha
Juiz(a) do Trabalho
Documento autenticado por login e senha em 17/03/2017 13:58hs por Lucas Mourao

PARABÉNS, o site contribuindo cada vez mais com os ferroviários.
Entrei no site, do sindicado dos trabalhadores em empresas ferroviárias de Belo Horizonte, e lá, lá nós conseguimos, ter acesso a listagem do processo, pelo que entendi do despacho do Juiz, provavelmente o sindicato, a época entrou com uma listagem, de todos os ferroviários que se encontravam na ativa, 1992 (60 mil nomes ) não consegui confirmar isso com o sindicato, e na lista de nomes, também não consta matriculas, o que dificulta voce saber, se aquele nome, que está ali, é o seu mesmo, de qualquer forma, o caminho para maires informações está indicado.
CurtirCurtir
Podia fornecer a listagem de todos que tem direito,
CurtirCurtir
Vergonha um direito líquido e certo os governantes ficarem enganado os Ferroviários é só chegar às eleições começa as histórias que vão pagar mas está difícil Oi PT partido dos tralhadores não paga direitos trabalhistas só engana seus eleitores entraram no poder em 2003 com promessas de pagar a URP e já se foi 26 anos e não 26 messes
CurtirCurtir
MUITO OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO ESTAVA FICANDO DESANIMADA ACHANDO QUE NÃO FOSSE RECEBER PARABÉNS PELO SEU INTERESSE
CurtirCurtir
Marcio, em Barra Mansa, RJ. Recebi uma lista com meu nome e matricula da Rede sobre o Plano Bresser, vão nos pagar o plano, serio! Vou procurar saber, entrar em contato com o sindicato em BH, abraços.
CurtirCurtir
Márcio
No meu entendimento, 60 mil feroviários, conforme a decisão judicial, terão direito à correção e atrasados. Maiores detalhes devem ser confirmados pelo Sindicato de Belo Horizonte autor da ação vitoriosa.
CurtirCurtir
Valeu João, forte abraço.
CurtirCurtir
Prezado prof. Fernando Abelha, no que tange o Plano Bresse beneficia quem se aposentou em 1991, que é o meu caso? Caso positivo como devo proceder?
CurtirCurtir
Carlos
As informações e esclarecimentos deverão ser através do Sindicato dos Ferroviários de BH. Qualquer detalhe meu seria inseguro.
CurtirCurtir
Prezado companheiro Marçio Lima, te agradeço, penhoradamente, se puder me informar a quem de direito devo me dirigir e eu ter maiores informaçöes sobre os direito do chamado Plano Bresser. Sou morador do RJ e.assim fica dificil. pra mim. Me aposentei em 1991.
CurtirCurtir
Prezado Carlos, sou de Barra Mansa sul de RJ, mesma situação sua, trabalhei na época desse plano Bresser, e nisso o sindicato entrou com uma ação em grupo para que recebessemos tal plano, fiquei sabendo a poucos dias que tinha alguma coisa a respeito, a irmã de minha esposa é casada com um colega que trabalhou comigo na época e mandou uma lista onde consta meu nome e matrícula na Rede Ferroviária, nisso comecei a pesquisar na internet e achei esse blog, onde consta sobre o que está ocorrendo com tal ação. Estou percebendo que tanto no meu caso como o seu teremos que entrar em contato com o sindicato, só que no meu caso existe a ação que rola a quase 30 anos. Devemos entrar em contato com o sindicato dos ferroviários em BH, e nos informar a respeito. É só você pesquisar na net que você acha o site do sindicato, espero ter ajudado. Forte abraço.
CurtirCurtir
Carlos, conforme o João falou, quem tem o entendimento sobre o processo da URP é o sindicato dos ferroviários de Belo Horizonte, MG. Sendo assim mando-lhe o contato do sindicato (31) 3444-5049. E também você pode entrar no facebook e acompanhar e tirar dúvidas no grupo: Processo da URP – RFFSA, ok. Mas posso te adiantar alguma coisa, esse processo já tem 25 anos é de 1992, e eu estou desde o começo, você terá que ver se não entrou com o processo da URP, como deve proceder, um forte abraço. Márcio.
CurtirCurtir
Prezado prof. Fernando Abelha, parabéns pelo interesse e dedicação em nos ajudar, valeu muito o esclarecimento, e acho que agora resolve, 25 anos é tempo demais.
Um abraço!
CurtirCurtir
luzdalma
Obrigado por suas palavras.
CurtirCurtir
Boa noite. Gostaria de saber mais informações atuais sobre o pagamento dos trabalhadores mensionados na lista.
Se ja há uma data prevista para esse pagamento e se há valores divulgados para cada servidor.
Se houver alguma pagina que contenham essas informações,me mande por favor se possivel.
CurtirCurtir
Daniele
Parece-me que você se refere a ação trabalhista conquistada pelo Sindicato dos Ferroviários de Belo Horizonte. Somente eles têm as informações que você necessita. Entre em contato com o Sindicato de BH
CurtirCurtir
boa tarde como faço pra saber se o nome do meu pai que era da rde na epoca se encontra . gumercindo pinto do amaral ja falecido e aposentou em 1979 e sei que estava na luta tambem pra receber um direito na rede. podem me informa onde se encontra essa listas de nome .dequem tem direito. obrigado
CurtirCurtir
podem me mandar por imail por favor
CurtirCurtir
Por gentileza, gostaria que me informassem como será feito o pagamento aos filhos de ferroviário já falecido.
CurtirCurtir
Sirllei
Os assuntos referentes ao plano Bresser estão sendo conduzidos pelo Sindicato dos Ferroviários de Belo Horizonte. Quanto ao pagamento dos descendentes dos ferroviários falecidos eles terão que se habilitar junto ao Sindicato.
CurtirCurtir
Boa tarde,meu pai faleceu em 2015,qual será o procedimento aos filhos herdeiros?
CurtirCurtir
Kátia
Pela legislação previdenciária, após o óbito do trabalhador, a pensão somente se aplica a esposa ou companhaira e aos filhos menores e aqueles que sejam dependentes por portarem doenças graves.
CurtirCurtir
O sindeder desconta em folha de pgto todo mês, mais não passa informações para os associados em tempo real
Pois poderia divulgar esta lista de contemplados.
CurtirCurtir
Ernani
É isto aí…
CurtirCurtir
Meu pai era ferroviario. .na epoca de, 1984 ate 1995 quando ele faleceu. o nome dele ta na lista como os filhos erdeiros vao conseguir recebe r este dinheiro
CurtirCurtir
Franciane
Este assunto é conduzido pelo Sindicato dos Ferroviários de Belo Horizonte. Procure se informar com eles.
CurtirCurtir
Boa tarde, meu pai era ferroviário e o nome dele está na lista. Ele faleceu em 2015 ,como iremos receber o dinheiro que lhe era devido? Obrigada.
CurtirCurtir
Esse telefone do sindicato (31) 3444-5049, ninguém atende, isso é uma grande falta de respeito. Sugiro que gravem pelo menos uma mensagem para os interessados que ligarem possam saber como devem proceder para receber o que tem direito.
CurtirCurtir
Alcemar
Somente através do Sindicato dos Ferroviários de Belo Horizonte será possível obter maiores informação. A ação foi ajuizada por eles. Continue tentanto.
CurtirCurtir
no sindicato de bh você liga nunca ninguém atende o telefone pra dar uma informação?
CurtirCurtir
Maurício
Não sei como ajudá-lo. Também não consegui falar com o Sindicato de BH. Entendo que você poderá enviar uma correspondência com comprovante de que fora recebida. Se não houver resposta o assunto deverá ser conduzido por um advogado.
CurtirCurtir
Bom dia! Maurício,
Acho que devemos divulgar este assunto para a imprensa. Sugiro Rádio CBN que tem muita audiência em nosso estado. Com a imprensa acompanhando acredito que poderá haver a transparência esperada do sindicato BH sobre a forma como vai concluir esse processo de forma justa. Isto é mínimo que todos esperamos.
Att.
Alcemar Mattos – Juiz de Fora,
zap: (32) 99109-9832
Matrícula processo URP: 25.040.708-6
CurtirCurtir
Bom dia! Sou advogada. Minha irmã é pensionista. Criei 1 grupo no whatsapp pra gente ir se comunicando. Teresinha 32988802 7006
CurtirCurtir
Caro João Abelha sou ex-ferroviário da RFFSA onde trabalhei por 2 períodos de 1985/1986/1987 na cidade de Corinto/MG e de 1990/1991/1992/1993/1994/1995 ma cidade de Belo Horizonte/MG. Depois disto nunca mais tive contato algum com questão ao processo da URP. Hoje relembrando esta época achei em uma das listagens do STEFBH http://www.stefbh.org.br/urp/l.txt consta o meu nome já na listagem http://www.stefbh.org.br/files/13-Labib-Lysandro.txt não conta meu nome.
Qual delas valem? Peço que me oriente. Obrigado. Leonardo Pereira Teles
CurtirCurtir
Leornado
Este assunto é conduzido pelo sindicato dos ferroviários em Belo Horizonte. Você deve manter contato com eles que têm as informações que necessita.
CurtirCurtir
boa noite!
Onde encontro a relação dos nomes dos ferroviários que terão direito de receber a URP?
obrigada
CurtirCurtir
Maria Gorette
O Sindicato dos Ferroviários de BH é que conduz o assunto.
CurtirCurtir