Texto de Luis Fernando Salles
Entidades de classe com sede no Rio de Janeiro enviaram à Advocacia Geral da União – AGU documentos pelos quais pedem celeridade no encaminhamento da documentação analisada no último dia 22, pelo Tribunal de Contas da União, em atendimento a AGU sobre a dívida da União Federal com a Fundação REFER. Foram enviados documentos por Hélio de Souza Regato de Andrade, presidente da FNTF; Nelson Fernandes Cruz, presidente da AARFFSA; Marcos Wanderley Ferreira, presidente da FAEF e Clarice Soraggi , vice-presidente; Raimundo Neves, presidente da Associação Mútua; Aristotelis da Silva Arueira, presidente do SINDEPPERJ. Os documentos têm como único objetivo a securitização da dívida da União com a REFER, no menor prazo possível, a fim de recuperar as reservas matemáticas do plano de benefício da extinta RFFSA.
Abaixo, transcrevemos o ofício enviado pela FNTF:

Excelentíssima Senhora
DRA. Grace Maria Fernandes Mendonça
DD. Advogada Geral da União
Ed.Sede 1 – Setor de Autarquias Sul – Quadra 3 – Lote 5/6, Ed. Multi Brasil Corporate.
Brasília – DF – CEP 70.070-030
Excelentíssima Senhora
Esta tem por objetivo rogar a V. Excia especial atenção quanto a agilidade processual para solução da dívida da União relativamente ao Plano de Benefícios dos empregados da extinta RFFSA.
Trata-se da suplementação da aposentadoria de dezenas de milhares de ferroviários e suas famílias, em sua maioria de idade avançada, que contribuíram no decorrer de anos de trabalho para a Fundação REFER, Fundo de Pensão da RFFSA.
A inadimplência dos compromissos contratuais pela União com os ferroviários, apresenta elevado risco de faltar recursos para o pagamento das aposentadorias, no curto prazo de alguns meses, para as quais contribuíram no decorrer do período laboral.
Fundada em março de 1946, a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários (FNTF) – com representatividade por todo território nacional, tem por finalidade, a proteção, defesa, coordenação e orientação de mais de uma dezena de entidade sindicais representativas dos trabalhadores em empresas ferroviárias ativos, aposentados, pensionistas.
A FNTF é filiada à CNTTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres) e à ITF (International Transport Workers Federation).
Por reconhecermos o espírito de justiça de V. Excia deixamos desde já registrado os nossos agradecimentos.


Parabéns. Ferroviários pelo seu dia, 30 de abril, dsta wue comemoramos. o. DIA DO FERROVIÁRIO.
CurtirCurtir
Gostaria que fosse publicado pra conhecimento de todos os
Ferroviários, a pauta de revindicação do acordo coletivo de 2017.
S.M.J. a classe ferroviaria tem de ter conhecimento, o que es
tar sendo proposto, no presente acordo.
CurtirCurtir
Estou de pleno acordo com o que foi postulado pelo companheiro Carlos Rodrigues para que seja divulgada a pauta de revindicação do acordo coletivo da classe ferroviária de 2017, aproveitando este blog com a palavra a nossa liderança.
CurtirCurtir
Prezados Carlos
No momento oportuno nós divulgaremos a pauta do ACT. Aguarda-se, apenas, o início das negociações centre a FNTF e a VALEC. Estas são as recomendações dos que conduzem a matéria.
Vamos aguardar…
CurtirCurtir