A Associação dos Engenheiros Ferroviários – AENFER realizou no último dia 22, cerimônia comemorativa dos 25 anos de criação da Associação. Na ocasião reuniu associados, representantes de diversas entidades do setor ferroviário e ex-presidentes da instituição. Na oportunidade, a presidente da entidade, engenheira Isabel Cristina Junqueira de Andréa falou da trajetória da AENFER.
Ao completar 25 anos de história a AENFER tem a sua origem da Associação de Engenheiros da Estrada de Ferro Central do Brasil – AECB, fundada em 19 de junho de 1937. Em 26 de março de 1992, juntando-se a outras duas Associações de Engenheiros a da Administração Geral da Rede Ferroviária Federal, AEAG e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, AECBTU – deu origem à AENFER.
Jubileu de Prata
O ex-diretor da RFFSA, engenheiro Francisco Mário Chiesa, também associado da AENFER descerrou a placa comemorativa do jubileu. Na ocasião Mário Chiesa agradeceu a honra concedida e disse que “o brilho daquela placa simboliza a união dos ferroviários e que traz à memória o brilho reluzentes dos sinos, saudosos e românticos, das velhas locomotivas a vapor”.
Instituto Nacional de Pesquisa Ferroviária
O Coordenador-Geral do Consórcio STE/Falconi, engenheiro Wellington de Aquino Sarmento e o diretor de Infraestrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), engenheiro Charles Magno Nogueira Beniz , falaram sobre a meta do Instituto Nacional de Pesquisa Ferroviária (INPF), do trabalho que está sendo modelado em conjunto com os setores público e privado, as etapas do processo de implantação, da necessidade de o Brasil crescer economicamente e que, para isso, é preciso investir em ferrovia. Para aumentar a competitividade nacional e melhorar a mobilidade regional e urbana, é necessária a implantação de um centro de pesquisas e desenvolvimento tecnológico na &aacut e;rea metroferroviária.
No trabalho apresentado, foi ilustrado o objetivo de modelagem do INPF que é desenvolver conhecimento de engenharia metroferroviária, possibilitando o seu domínio e a atualização permanente da tecnologia do setor.
Fonte: AENFER
