Recebemos da engenheira Clarice Maria de Aquino Soraggi, vice-presidente da Federação das Associações de Engenheiros Ferroviários – FAEF, o seguintes documento:

Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2016

Aos Ferroviários

Nos dias 13 e 14 de junho de 2016, no auditório da sede da AENFER, no Rio de Janeiro realizamos mais uma AGE da FAEF.

Naquele momento reunimos os Presidentes das Associações filiadas a FAEF e seus Diretores e Assessores para avaliarmos a situação dos Ferroviários e quais ações as Entidades poderiam tomar na busca das soluções dos problemas que nos afligem, os quais resumimos em 3 (três) tópicos:

1)    Qual será o destino das Ferrovias e dos Ferroviários – Propostas de projetos a serem levados à Brasília com intuito de abrir discussão técnica visando à reestruturação do setor. Assunto ainda a ser definido uma vez que temos algumas alternativas;

2)    Acompanhar as tratativas das Negociações dos ACTs e defender que sejam aplicados índices reais e, buscando a recuperação das perdas inflacionárias e atualização dos salários a valores de Mercado. Ação que continuaremos atuando;

3)    O grave problema que surgiu na Gestão do Ministério do Planejamento da implantação dos comandos da COMPLEMENTAÇÃO que descumprem as determinações legais vigentes, obrigando os ferroviários ingressarem com ações judiciais na busca de seus direitos.

Diante desse cenário buscamos orientação dos encaminhamentos judiciais existentes e qual a ação a FAEF poderia tomar nesse momento em que os processos estão em fase decisória. O rumo do assunto é de inteiro interesse de todos nós ferroviários. Por unanimidade resolvemos buscar ajuda através de um Parecer de um Jurista de notório saber.

O Parecerista escolhido foi o Prof. Dr. Gustavo Binenbojm, que propôs fornecer o documento com um custo de R$150.000,00.

Iniciamos então o nosso movimento de reforço de caixa para obtenção do referido Parecer.

Solicitamos as nossas Associações e Ferroviários, Aposentados e Pensionistas a ajuda e num enorme esforço conseguimos no dia 13/10/2016, efetuar a contratação com pagamento da primeira cota (50% do valor custo) e no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias teremos a entrega do documento. Esperamos receber no final de novembro, mas tardar início de dezembro.

A quantia final foi alcançada pela arrecadação e estamos no momento apenas aguardando o recebimento do Parecer.

Dizer a cada um de vocês o quanto estou feliz de ter conseguido mais esta etapa do nosso movimento é pouco. Quero registrar meu sincero agradecimento especial a todos vocês e como sou orgulhosa de tê-los juntos nessa nossa corrente.

Agradeço a cada ferroviário multiplicador que através dos contatos de seus grupos solicitaram ajuda e foram elos importantes dessa corrente.

Tenho a consciência que o trabalho está só começando, porém, com a ajuda divina, com a nossa união tenho a certeza de podermos juntos construir o nosso resgate tão esperado.

Recebam meu abraço fraterno e meu muito obrigada por todo esse esforço que fizemos podem acreditar não será em vão.

Conforme prometido assim que recebermos o Parecer enviarei notícias e assim que puder estarei disponibilizando através das nossas Associações e dos e-mails de vocês que me enviaram.

Mais uma vez MUITO OBRIGADA AMIGOS.

Saudações Ferroviárias,

Clarice Maria de Aquino Soraggi

Vice-Presidente da FAEF