Por Fernando Abelha

Obtivemos na manhã de hoje junto a FNTF, a informação de que o Tribunal Superior do Trabalho – TST agendou para 11 de outubro, às 14 horas, as assinaturas dos Acordos Coletivos de Trabalho referentes aos anos de 2015 e de 2016.  Para tanto, o TST oficiará à VALEC-Engenharia e a FNTF para comparecerem ao TST na data agendada. A transferência do dia 10 para 11 de outubro foi pelo fato de que naquela data ocorrerá no TST, sessão de Dissídios Coletivos já programada anteriormente.

O FNTF, preocupada em solucionar o mais rapidamente possível as assinaturas dos ACTs, estará recebendo ainda hoje a nova minuta que será analisada também pelos sindicatos da sua base a fim de manterem preservados os nossos direitos.

Informações obtidas juntos a órgãos competentes, dão conta de que, independentemente de que os ferroviários da extinta RFFSA, em atividade na VALEC, recebam o reajuste salarial, aposentados e pensionistas têm de imediato os mesmos direitos assegurados, bastando as assinaturas dos ACTS. Para tanto, logo após as assinaturas a FNTF oficiará ao Ministério do Planejamento, entidade responsável em proceder os pagamentos aos aposentados e pensionistas, a fim de que sejam atualizados os salários,  inclusive solicitando os atrasados referentes a estes dois anos e meio, em que os nossos reajustes ficaram congelados.