Colaboração do engenheiro Manoel Geraldo
Notícia oriunda do clipping do Ministério dos Transportes, dá conta de que o ministro Maurício Quintella Lessa desmentiu que “o governo esteja desmontando a Valec, estatal ferroviária”. Segundo o ministro, “a empresa ainda terá um papel muito importante para o desenvolvimento das ferrovias no Brasil, mas para isso ela precisa se reconstruir”.
Maurício Quintella também anunciou que o governo Temer vai revogar o decreto do governo Dilma que alterou o modelo de concessão do setor ferroviário. No modelo de Dilma, a vencedora do leilão constrói e opera a ferrovia, mas o direito de passagem de trens de transporte será negociado pela estatal Valec.
O objetivo é permitir que vários transportadores possam usar a estrada de ferro e gerar competição. Entretanto, nenhuma ferrovia chegou a ser leiloada neste modelo.
De acordo com o Ministério dos Transportes, será usado o modelo dos leilões de ferrovias feitos durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Nele, as empresas que vencem o leilão também deveriam prestar o serviço de transporte de carga.
– Entretanto, afirma o ministro, no modelo do governo FHC há monopólio, ou seja, só a concessionária transporta carga pela ferrovia. Segundo o ministério, o governo Temer pretende que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) faça uma “arbitragem” que permita a outras transportadoras usarem a linha férrea.
Fonte: Ministério dos Transportes
Não vamos entrar nas modalidades de concessões que possam haver.Não nos diz respeito.Mas se a VALEC continuar a ser responsável pelas empresas extintas da área de Transportes,que seja mais cuidadosa,no que se refere a remuneração dos empregados,quando das datas das correções de seus salários e benefícios tocantes aos aposentados e seus dependentes.Vejamos o que estar ocorrendo no momento !
CurtirCurtir
José Rodrigues
De pleno acordo…
CurtirCurtir
Lamentável nao extirpar esse câncer ferroviário. A atuação de seus dirigentes tem sido desastrosa. Quer no aspecto técnico, financeiro e administrativo. Os maiores exemplos são os Acordos Sindicais realizados até 2014 sempre com grandes prejuízos para os ferroviários da RFFSA. Por que terminaram com o DNEF – Departamento Nacional das Estradas de Ferro? Atuação ineficiente? Qual a diferença da VALEC? Com o DNEF o governo federal acompanhava o desempenho das Estradas de Ferro numa extensão muito maior de ferrovias. A VALEC deve ser um grande estorvo para o governo federal. O que a mantém são Os políticos por interesses próprios. Que lhes convém muito mais que os benefícios que poderiam trazer para o Brasil. Vamos ver se com o lema ORDEM E PROGRESSO o Presidente Temer dá um sumiço nessa maliciosa empresa. 12:05 horas.
CurtirCurtir
Jorge
Comungo em gênero, número e gráu com o seu desabafo. Vamos aguardar o atual governo que ainda está muito no início.
CurtirCurtir
Cabe ao Governo Federal avaliar a capacidade dos dirigentes que compoem a VALEC e realizar as mudanças necessárias para a sua continuidade. O que não podemos aceitar nós aposentados é a indiferença com aqueles que sempre lutaram e trabalharam de forma digna em nome da FERROVIA.
CurtirCurtir
Manuel Marques
Comungamos com o mesmo pensamento.
Obrigado
CurtirCurtir