Fonte: Blog Via Trolebus (BH)

O Sistema de Trens Urbanos de Belo Horizonte, hoje operado pela Companhia de Trens Urbanos – CBTU,  pode ser concedido a iniciativa privada. A afirmação é do Secretário Executivo do Plano de Parcerias e Investimentos da Presidência da República (PPI), Moreira Franco.

“O que nós queremos é atrair novas parcerias. Nos governos anteriores ocorreram muitas concessões, mas os players eram os mesmos de sempre, o que gerava pouca concorrência. Então, queremos trazer novos parceiros para melhorar e ampliar esse cenário”, diz Franco.

O presidente da Fiemg, Olavo Machado, destacou a importância do PPI e cobrou de Moreira Franco mais atenção do governo federal com as obras em Minas. Ambos participaram de uma reunião com empresários na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

O sistema de transporte da capital mineira possuí uma linha, a Eldorado – Vialrinho, com extensão de 28,1 km, abrangendo dois municípios: Belo Horizonte e Contagem. São 19 estações e 6 terminais integrados, que atendem cerca de 210 mil passageiros/dia.