Por Fernando Abelha
Os sindicatos da base da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF prestaram total apoio ao presidente Hélio Regato, para o que for necessário, no sentido de desenvolver as medidas cabíveis junto aos gestores do Poder Executivo (VALEC-Engenharia, Ministério dos Transportes) entre outros e, também, no Judiciário para que proceda, de imediato, o pagamentos dos Acordos Coletivos de 2015 e de 2016 aos ferroviários em atividade.
Na última sexta-feira, o ministro Hélio Regato encaminhou carta aos sindicatos da base pela qual defende uma imediata atitude. Uma segunda carta encaminhada ontem ao presidente da VALEC – Engenharia, com cópia ao Ministro dos Transportes solicita uma solução em curto prazo. Abaixo transcrevemos, na íntegra, a carta enviada aos presidentes dos sindicatos da base:
“Estimado Presidente
Iremos às últimas consequências para resolver, definitivamente, a questão dos nossos acordos 2015/2016 – 2016/2017. A Empresa parece até um camaleão, muda de posição de momento em momento. Agora, Dr. Cyro, diretor do Departamento Jurídico da Empresa, achou por bem orientar a administração para só assinar o acordo quando a verba, de cerca de R$6 milhões, for liberada para o pagamento das parcelas atrasadas dos 380 empregados, que estão em exercício no quadro suplementar da Empresa. S.M.J. Não tenho nenhuma dúvida que essa posição é uma posição reacionária, pois na realidade está prejudicando, também, a cerca de 60 mil aposentados, entre eles, inclusive, alguns passando até necessidade, sem dinheiro para comida e muito menos para comprar remédios.
Para que o amigo possa comprovar o que estou escrevendo, junto a presente, correspondência tratada entre a nossa advogada Dra. Rita e o chefe do Departamento Jurídico da empresa VALEC. Chamo atenção que em uma dessas correspondências, existe menção a um entendimento que tive com aquele setor. Outra observação que gostaria de fazer é que vocês leiam com bastante atenção a resposta deste senhor, Dr. Cyro. Parece-me que ele ainda está vivendo o conto da carochinha. Primeiro libera a verba, para depois, assinar o acordo, quando na verdade, deveria ser ao contrário. Se o nobre presidente desfrutar de informações que possam ser adicionadas em um expediente final a ser endereçado não só ao presidente da empresa, mas, também, às mais altas autoridades do nosso país, gostaria que, de imediato, encaminhassem para a Federação, pois não temos mais condições de suportar as mazelas desse senhor (Dr. Cyro).
Saudações,
Hélio Regato
Presidente da FNTF

RECURSO ORÇAMENTÁRIO.
Prezado Hélio Regato, vide meu comentário, feito na matéria da AARFFSA,que anda em sitonia com esta sua carta, todavia devo destacar, que apesar da importância, das correspondências, seria muito importante que a FNTF , juntamente com alguns sindicatos , fossem imediatamente a sede da VALEC, esclarecer aos gestores, que os aposentados não podem ficar esperando, mais do que já esperaram, por esses desencontros administrativos, tem que ser olho no olho, se houve concordancia com os indices, nada impede, que eles (VALEC) liberem imediatamente a tabela com os novos valores para pagamento aos aposentados, já que nós dependemos do INSS e tesouro,
CurtirCurtir
Não tem nem o que falar numa situação dessas… aposentados não servem para nada não é assim que os que estão lá em cima pensam?
CurtirCurtir