Recebemos da engenheira Clarice Soraggi, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros Ferroviários – FAEF, a seguinte carta:
Rio de Janeiro, 15 de junho de 2016
Aos Ferroviários
Nos dias 13 e 14 de junho de 2016, no auditório da sede da AENFER, no Rio de Janeiro realizamos mais uma AGE da FAEF.
Naquele momento reunimos os Presidentes das Associações filiadas a FAEF e seus Diretores e Assessores para avaliarmos a situação dos Ferroviários e quais ações as Entidades poderiam tomar na busca das soluções dos problemas que nos afligem, os quais resumimos em 3 (três) tópicos:
- Qual será o destino das Ferrovias e dos Ferroviários – Propostas de projetos a serem levados à Brasília com intuito de abrir discussão técnica visando à reestruturação do setor;
- Acompanhar as tratativas das Negociações dos ACTs e defender que sejam aplicados índices reais e, buscando a recuperação das perdas inflacionárias e atualização dos salários a valores de Mercado.
- O grave problema que surgiu na Gestão do Ministério do Planejamento da implantação dos comandos da COMPLEMENTAÇÃO que descumprem as determinações legais das Leis 8.186/91 e 10.478/0, obrigando os ferroviários ingressarem com ações judiciais na busca de seus direitos.
Diante desse cenário buscamos orientação dos encaminhamentos judiciais existentes e qual a ação a FAEF poderia tomar nesse momento em que os processos estão em fase decisória. O rumo do assunto é de inteiro interesse de todos nós ferroviários.
Fizemos uma consulta ao escritório de advocacia que detém a defesa do assunto e nos foi pedido em caráter urgente que busquemos um Parecer Jurídico Administrativo para servir de elucidação do entrave no STJ. Foram indicados dois nomes de ilibados juristas que estão sendo consultados e comunicaremos o que irá defender nossa tese.
O valor de custo informado foi de R$150.000,00.

Prezado Abelha. Bom Dia. Hoje começa mais uma Batalha: a contagem regressiva (20 a 26 de julho) para as assinaturas dos ACT 2015/2016 e 2016/2017. Que Deus tenha piedade dos ferroviários visto que os homens do governo federal só pensam em si próprios. Abraços.
CurtirCurtir
Caríssimo Jorge Luiz
A homologação dos dois acordos, prevista para o dia 25, segundo o ministro Hélio Regato, é uma garantia para o seu cumprimento, dentro das bases mediadas. Assim, nada mais podemos fazer do que aguardar. Resta-nos, no entanto, o propósito de junto com a FNTF e demais órgãos de classe, defender a concessão das nossas perdas salariais históricas, estimadas em 34%, e acatadas pela VALEC no decorrer da Comissão Paritária. Vamos em frente.
Obrigado por participar.
CurtirCurtir
ANTES TARDE, QUE NUNCA.
Muito pertinente, a atitude dos que formam, a federação das associações de engenheiros ferroviários, e a relevância dos assuntos tratados na referida reunião,quanto aos AC”s a intervenção chega um pouco atrasada , porém ,gostaria de lembrar a todas as associações, federações, e sindicatos de ferroviários, que se encontra no MPOG, uma Tabela Salarial revisada, reajustada em 34,5%, fruto de um trabalho de comissão paritaria, acordada em 2014, e aceita pela VALEC,portanto , sugiro,que todos nós devemos, nos envolver imediatamente num trabalho de articulação politica, para transformar essa tabela em realidade, para isso, é preciso, reunir o maior numero de entidades em uma reunião, e apartir dai, da o norte da luta, UNIDADE JÀ.
CurtirCurtir
Caríssimo João Batista
Este caminho preconizado por você é o mais acertado. As ações individualizadas tendem a se enfraquecer. A nossa unidade, que nunca existiu, é hoje a única trilha a ser perseguida para alcançarmos algum sucesso. Vamos sim buscar os 34% do trabalho da comissão paritária, já reconhecidos pela VALEC. Da mesma forma, é importante unirmos forças para defesa da complementação, cada dia mais aviltada por esta política odiosa contra os trabalhadores ferroviários.
Obrigado por participar.
CurtirCurtir
gss36@bol.com.br
Prezado Fernando Abelha, foi com grata surpresa que ontem ao verificar o estrato da aposentadoria pude constatar que o reajuste já esta no pagamento de julho.
CurtirCurtir
Bom dia. Consultei o extrato e não verifiquei o aumento em julho.
CurtirCurtir
Prezado Gilberto.
O assunto, para nossa segurança, depende, ainda, da homologação pelo TST o que está previsto para o dia 25 deste mês. Certamente, nós aposentados, somente receberemos após os ativos. o que deverá ocorrer para eles no pagamento de agosto depositado em setembro. Acredito que o reajuste que você reconheceu em suas conta bancária fora o praticado pela REFER.
Obrigado por participar.
CurtirCurtir
Ferroviário sempre só foi unido em funeral! Esperamos que desta vez haja união de todos e cada um contribua para que seja encomendado o referido Parecer. Um abraço a todos os ferroviários do Brasil
CurtirCurtir
Prezado Ribeiro
É isto aí…Infelizmente, o ferroviário da extinta RFFSA é, também, uma classe em extinção É necessário, portanto, formarmos unidade de ação e assim defendermos os direitos que conquistamos quando dedicavamos a nossa vida às ferrovias que serviamos e que foram jogadas fora quando concedidas à iniciativa privada, sem qualquer fiscalização e acompanhamento contratual.
Obrigado por sua participação.
CurtirCurtir