Por Fernando Abelha
Informações obtidas, ontem, junto ao Ministro Hélio Regato, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, confirmam que a VALEC – Engenharia acatou as contrapropostas da FNTF, e que os Acordos Coletivos de 2015 e de 2016. já foram referendados pelo Superior Tribunal do Trabalho – TST.
O ministro Hélio Regato assim se pronunciou: “felizmente chegou ao fim a novela tão encantada do nosso aumento salarial, data base 2015 com o reajuste de 5% e, para data base 2016 foram acatados 6,4%. Informações de Brasília – prosseguiu o presidente da FNTF – nos dão conta que a nossa contraproposta foi aceita pela VALEC e referendada pelo TST. Aguardamos, agora, a oficialização dos dados e a consequente implantação dos mesmos”.
Em nível de esclarecimentos, acrescentamos que os novos valores salariais foram aprovados pela VALEC para os ferroviários em atividade, para ela transferidos por sucessão trabalhista. Os aposentados e pensionistas terão, por sua vez, também de imediato, os mesmos reajustes com respectivos atrasados, em face de disposição legal, como ocorreram em todos os Acordos Coletivos negociados anteriormente. Tanto os ativos como aposentados e pensionistas, com relação ao AC de 2015, receberão os atrasados de 1º de maio de 2015 até 30 de abril de 2016, inclusive com a diferença do 13º salário. Quanto ao AC de 2016, os índices serão aplicados, a partir de 1º de maio último, incidindo o reajuste de 6,4% sobre o salário de abril já corrigido em 5%.

Professor Fernando Abelha
Bom dia!
Obrigado por esta pagina, agora o único meio de nós ferroviários termos notícias afetas a nossa situação. Essa sua iniciativa vem ratificar que o amor pela FERROVIA e pelos FERROVIÁRIOS não acaba nunca!
Rogamos ao Criador, para que o Senhor tenha felicidade, saúde e sorte, e que continue TRILHANDO esse belo caminho!
Hellem
CurtirCurtir
Hellem Escobar
Obrigado com suas palavras.
À ferrovia devo todas as realizações de minha vida: Educação de meus filhos, meu teto e formação cultural, daí a minha gratidão e o grande amor por esta causa. Peço a nobre colega as suas orações para que, mesmo aos 80 anos, tenha forças para prosseguir neste projeto.
CurtirCurtir
É em que mês será assinado?
CurtirCurtir
Prezado Jorge
Os dois acordos já foram assinados. Espera-se que serão pagos no próximo mês. Assim tem sido no passado.
Fernando Abelha
CurtirCurtir
Caro Fernando Abelha. Parabéns mais uma vez pelo trabalho constante na Ferrovia Vez e Voz. Tenho divulgado sempre para nossos colegas ferroviários que fazem parte de minha lista de e-mail. Sabe que desde a nossa EFLeopoldina sempre procurei aprender com você o tudo de bom que a ferrovia nos trouxe ao longo dos anos. Continuemos agora a acompanhar o andamento das providências para elaboração das folhas de pagamento e depósitos dos atrasados em nossas contas correntes. Esse pessoal de Brasília é muito descansado com aquilo que não lhes pertence. Para nós faz muita falta desde Maio de 2015, sem contar as outras perdas que continuam pendentes. Ainda não acabou. Não devemos esmorecer. Um forte abraço e muito obrigado pelo seu empenho.
CurtirCurtir
Estimado Jorge Luiz
Vamos em frente. A luta continua para conseguirmos as perdas dos últimos anos.
Abraços
CurtirCurtir
Graças a Deus!! Agora vamos para o segundo sofrimento….. quando serão feitos os reajustes!
CurtirCurtir
Prezado Itamar
Acredito que o pagamento se fará um mês após os ativos receberem. Assim, ocorrerá no final de agosto e início de setembro. É possível, também, que os atrasados paguem em folha suplementar como já ocorreu.
Fernando Abelha
CurtirCurtir
Prezado Joao Abelha,
Parabenizo a todos que lutaram e conquistaram, quebrando a resistencia que a VALEC impos, quase negando um direito, inegavelmente, conquistado ha anos. Parabenizo, em especial o Ministro Helio Regato em nome da FNTF
A voces todos o nosso muito obrigado e que nosso Pai Maior abençoe voces.
CurtirCurtir
Carlos Ferreira
A luta continua agora para recebermos o que temos direito e conseguir a reposição salarial de 36,4% reconhecida pela Comissão Paritária. Vamos em frente
CurtirCurtir
Meu caro João,
Muito bom saber que foi acertado a situação dos aumentos, que se não é o ideal, pelo menos ajuda a essa classe já tão desgastada pelo tempo, que bom!
Mas amigo, gostaria de saber como ficam os aposentados com essa situação da extinção da RFFSA em findos de 2015, e digo isso pq fui servidor da CBTU, mas com direito tb a paridade; pq a tabela da RFFSA está muito defasada, ainda sobre o antigo PCS, senão me engano de 1990. E com essa situação as pessoas que trabalham em outros segmentos ferroviários, como no meu caso a CBTU, deveríamos agora mudar pra essa tabela, concorda?
Então o que podes me dizer a respeito, se realmente pode ocorrer tal fato, ok
Grande abraço ao amigo, e continuo acompanhando de longe.
CurtirCurtir
Prezado João
Vou procurar apurar como fica a sua situação. Pessoalmente nada sei a este respeito. Assim que tiver algum esclarecimento lhe enviarei.
CurtirCurtir
Obrigada por nos manter informadas,e de estarem trabalhando em favor da classe ferroviaria .
CurtirCurtir
Fico feliz,por tomar conhecimento de que a classe dos ferroviários, enfim receberão o que lhes cabe por direito.
Mas,quero, muito agradecer a todos que nunca perderam a esperança de lutar por classe tão injustiçada há muito.
Ao Sr.João Abelha, registro aqui,o meu mais sincero agradecimento e a todos que nunca deixaram de lutar.
Porém, ainda me resta uma pequena dúvida, e,se,for possível, ficaria muito grata se me esclarecessem: sou pensionista da extinta RFFSA,recebo complementação, será que nesse caso serei beneficiada?
Desde já, agradeço a atenção que puder me dispensar.
Atenciosamente,
Maria das Dores de B.Correia de Carvalho.
Recife,05 de Julho de 2016.
CurtirCurtir
Sr. João Abelha,
Primeiramente,quero lhe transmitir,toda sorte em forma de gratidão, pelo seu empenho incansável, em favor da classe ferroviária.
Aproveito,a oportunidade,para a dúvida que gostaria que o Sr.me esclarecesse,se possível,: sou pensionista apenas com complementação, teria direito a esse reajuste e atrasado?
Moro em Recife,meu esposo,foi da RFFESA- Recife.
Desculpe-me,se fui prolixa, mas são as dúvidas que tenho.
Desde já, agradeço sua atenção.
Atenciosamente
CurtirCurtir
Prezada Maria das Dores
Sim. Todos os aposentados e pensionistas terão direito ao reajustamento e respectivos atrasados. Estamos todos de parabéns por esta vitória da FNTF
CurtirCurtir
Caro Fernando Abelha
Será que nesta semana teremos notícias de inclusão dos salários corrigidos no que diz respeito a data de pagamento?
CurtirCurtir
Fernando Abelha.
Nosso muito obrigado por tudo, obrigado, também ao Ministro Helio Regato pelo muito que fez e continua fazendo em favor da sofrida classe ferroviária.
CurtirCurtir
Fui chefe de estação lll,aposentei_me em janeiro 1992, sou sócio do Sindifer mais eles poucos nôs dão esclarecimentos dos fatos que diz respeito a nossa classe,quando tiver novidade pode me mandar para meu email que ficarei muito grato, hoje terça feira 19/7 as 01:10 da madrugada foi a minha primeira visita nesse site, vou ver sempre .
CurtirCurtir
Prezado Jorge Al ves
A nossa intenção é publicar tudo o que seja do interesse dos ferroviários e metroviários em todo o País. Da mesma forma prtendemos denunciar o descalabro que vêm fazendo com nossas ferrovias privatizadas.
Obrigado por participar
CurtirCurtir