Por Fernando Abelha

Informações obtidas, ontem, junto ao Ministro Hélio Regato, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, confirmam que a VALEC – Engenharia acatou as contrapropostas da FNTF, e que os Acordos Coletivos de 2015 e de 2016. já foram referendados pelo Superior Tribunal do Trabalho – TST.

O ministro Hélio Regato assim se pronunciou: “felizmente chegou ao fim a novela tão encantada do nosso aumento salarial, data base 2015 com o reajuste de 5% e, para data base 2016 foram acatados 6,4%. Informações de Brasília – prosseguiu o presidente da FNTF – nos dão conta que a nossa contraproposta foi aceita pela VALEC e referendada pelo TST. Aguardamos, agora, a oficialização dos dados e a consequente implantação dos mesmos”.

Em nível de esclarecimentos, acrescentamos que os novos valores salariais foram aprovados pela VALEC para os ferroviários em atividade, para ela transferidos por sucessão trabalhista. Os aposentados e pensionistas terão, por sua vez, também de imediato, os mesmos reajustes com respectivos atrasados, em face de disposição legal, como ocorreram em todos os Acordos Coletivos negociados anteriormente. Tanto os ativos como aposentados e pensionistas, com relação ao AC de 2015, receberão os atrasados de 1º de maio de 2015 até 30 de abril de 2016, inclusive com a diferença do 13º salário. Quanto ao AC de 2016, os índices serão aplicados, a partir de 1º de maio último, incidindo o reajuste de 6,4% sobre o salário de abril já corrigido em 5%.