Por Fernando Abelha
Apesar das várias tentativas de contatos com a VALEC no decorrer do dia de ontem, a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, até o final do expediente, não recebera qualquer sinalização sobre a assinatura do Acordo Coletivo referente a 2015. Sabe-se, no entanto, que o Superior Tribunal do Trabalho-TST, através do Grupo de Dissídios Coletivos, onde se encontra o Agravo de Regimental interposto pela FNTF, pediu informações sobre o assunto.
Continuam chegando mensagens de apoio a este movimento por órgãos de classe e ferroviários, no sentido de obter informações das autoridades de Brasília sobre os motivos que levam à postergação para pagamento do reajuste de 5% nos salários dos ferroviários, mesmo após a interveniência do TST. Os ferroviários estão, há mais de dois anos, com seus salários congelados.
Da Associação dos Aposentados da Rede Ferroviária Federal – AARFFSA, através de seu diretor-presidente, Nelson Fernandes Cruz, recebemos cópia de mais um ofício enviado ao TST:
“Exmº Sr. Ministro Emmanuel Pereira
M.D. Ministro Vice-Presidente do Tribunal Superior do Trabalho.
Relator do Processo nº DC-20901.42.2015.5.00.0000
Somente hoje, conseguimos acesso à ATA de Reunião do dia 12/05/16. Como não recebemos de V.Exa qualquer sinal de confirmação do recebimento dos três e-mails que vos enviamos nos dias 12 de abril, 13 de maio e 31 de maio de 2016 até o presente momento, permitimo-nos solicitar o vosso retorno ao assunto porque, por disposições estatutárias, temos a obrigação de manter os nossos milhares de associados sempre informados de todos os assuntos inerentes à categoria.
Temos uma dúvida quanto à ATA de Reunião do dia 12 de maio, realizada na sala de Reuniões da Vice Presidência desse TST, sob a coordenação do Juiz Auxiliar da Vice Presidência, Dr. Rogério Neiva Pinheiro. Segundo apuramos, o texto registrado na referida ATA não condiz com a decisão tomada durante a Reunião, o que nos leva a crer que, talvez, a digitação de menção de datas de valores teria sido estabelecida para perdurar por dois anos, o que levaria o ajuste anual de 2015 e 2016 a ser próximo de (2,5% por ano).
Posto isto, pensamos que torna-se imperioso que essa anomalia seja corrigida imediatamente e, principalmente, seja aplicado de imediato o reajuste de 5% de 2015, porque o reajuste do período seguinte (2016) já devia ter sido aplicado em maio para o pagamento a partir do dia primeiro do mês de junho.
Senhor ministro, estão em jogo valores dos mais relevantes da história desse Tribunal que, de certa forma, não estão sendo respeitados pela direção de uma das empresas envolvidas”.
Do advogado e ferroviário Roberto Pedrosa – Terezópolis-RJ
“Prezado Abelha, A VALEC está fazendo uma molecagem com os ativos, maldade com os aposentados e pensionistas e um achincalhe com o TST, o qual, inexplicavelmente e passivamente, aceita essa situação.
Aliás caro amigo, gostaria de entender por que o Governo que suprimiu vários ministérios, por economia, não acaba com muitas Estatais que poderiam render mais como simples departamentos nos órgãos ministeriais.
Ainda bem que você está tentando mexer com os brios da nossa Classe, fazendo “zum-zum” com os seus artigos em voos rasantes.”
De Adamastor Pereira Domingues – Diretor Presidente da UFA-Juiz de Fora- MG
“A União dos Ferroviários Aposentados de Juiz de Fora e Região / UFA-JF (fundada em 1985), vem se solidarizar com essa importante mobilização, alavancada pelo professor Fernando Abelha. Estamos divulgando esse ato entre os nossos Associados para uma participação mais efetiva em prol do restabelecimento da justiça para toda a classe Ferroviária.”
Do engenheiro ferroviário Jorge Luiz Ribeiro da Costa – Juiz de Fora – MG
“O professor, jornalista e ferroviário de longos anos Fernando Abelha Salles, vem transmitindo informações importantes para todos ferroviários, por meio de seu site Ferrovia Vez e Voz.
É muito importante que todos contribuam de uma forma organizada, para conseguir as soluções que tanto afligem a classe ferroviária.
Para conhecimento segue o endereço do site. https://ferroviavezevoz.com

REAJUSTE DE APOSENTADOS.
voltando ao assunto, informo que verifiquei , na ultima sexta-feira 10/06, na pagina do facebook, do sindicato dos ferroviários do Paraná , a divulgação de um oficio da VALEC, com data de 31/05, enviado a FNTF, confirmando o reajuste de 5% acordado no TST no dia 12/05, e propondo também, o reajuste de 5% para o acordo coletivo de 2016/2017, lembrado que este sindicato faz parte da Federação, por isso, solicito ao nobre companheiro, João Abelha checar esta informação, abraços fraternal.
CurtirCurtir