Por Fernando Abelha

Apesar da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF estar envidando todos os esforços para solucionar o Acordo Coletivo- AC de 2015, agindo com a máxima cautela para não cair em estratagemas que possam prejudicar o AC de 2016, que já se encontra na VALEC, essa Estatal insiste em descumprir a decisão arbitrada por mediação, em 12 de maio último, no Tribunal Superior do Trabalho- TST, quando foi aceito pelas partes o reajuste de 5% nos salários dos ferroviários a partir de maio de 2014, referência do último aumento obtido, sendo que a VALEC-Engenharia, entidade que por sucessão trabalhista assumiu os empregados da extinta RFFSA, não se digna em cumprir a mediação judicial.

A insensatez que atinge nos últimos tempos as gestões de alguns órgãos do atual governo, nos faz aumentar a fé em movimentos como o denominado Lava Jato, para passar o País a limpo e nos livrar das alucinações que tanto mal fazem ao nosso povo. Infelizmente, quando da concessão da RFFSA à iniciativa privada, os ferroviários ficaram jogados à própria sorte, mesmo à época, a classe ter vários parlamentares no Congresso Nacional, com representatividade por todo o País, parlamentares eleitos com os votos dos ferroviários. O desamparo político proporcionou a má sorte dos ferroviários remanescentes, serem jogados na VALEC, quando deveriam estar na CBTU, empresa que se originou da própria RFFSA. Isto foi tramado no final do governo de Fernando Henrique Cardoso e concretizado no início do governo Lula, líder do Partido dos “Trabalhadores”.

Sobre este triste episódio, que mais se delineia como proposital para atingir aos ferroviários da RFFSA, o nosso blog ferroviavezevoz.com tem recebido inúmeros comentários que demonstram a intranquilidade da classe. Eis a transcrição de alguns:

Do jornalista e ferroviário Luiz Carlos Vaz, da antiga SR-6, Rio Grande do Sul “ O governo deu aumento a várias categorias. Por que o dos ferroviários continua patinando no gelo sórdido da Valec? Certamente porque não temos mais capacidade para parar o país como em outros tempos… e aduziu:  “ De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”. ( Ruy Barbosa) Abrs. a todos” http://blogdolcvaz.blogspot.com/; http://cidade-nua.blogspot.com

 Do ferroviário Amauri Bassani

…  Continue, não pare. Quanto a Valec, ELES nos odeiam de longa data. Não se pode esperar nada deles. O caso já é de polícia…

 Do ferroviário João Batista de Araújo – Jaboatão- Pernanbuco

 …ARROCHO SÓ PARA OS POBRES FERROVIÁRIOS APOSENTADOS.
Enquanto fica esse lenga-lenga, para conceder míseros 5%, atrasados há 13 meses, eles, os deputados, aprovaram em regime de urgência. 47% para o judiciário. Ou os aposentados ferroviários vão á porta da VALEC, fazer uma ZUADAZINHA, ou jamais seremos ouvidos, estamos sendo esmagados como piolhos…

 Por estarem há dois anos sem qualquer aumento em suas aposentadorias, ferroviários vinculados às associações de classe do Rio de Janeiro, estão se organizando para arregimentar os ferroviários aposentados que, juntamente com os ativos, lotados na Inventariança da RFFSA, através de ônibus alugados pelos órgãos de classe, seguirão para Brasília a fim de acampar em frente à sede da VALEC naquela cidade.  Da mesma forma, está sendo preparado uma caravana, também de ativos e aposentados, para protestar em frente ao prédio da Inventariança da RFFSA, ao lado do edifício da Central do Brasil, no Rio de Janeiro contra os desmandos da VALEC-Engenharia.

Este blog está aberto para orientar os ferroviários dos demais Estados da Federação, a fim de desenvolver protestos por todo o País.