Por Fernando Abelha

Enquanto a VALEC –Engenharia vem procrastinando a assinatura do Acordo Coletivo dos ferroviários da extinta RFFSA com os sindicatos da base da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, o presidente interino Michel Temer obteve, em caráter de urgência junto a Câmara dos Deputados, a aprovação de reajuste salarial para 16 categorias de Executivo, Legislativo e Judiciário, com impacto de mais de R$ 64 bilhões até 2019. E os ferroviários como ficam?

13º dos aposentados

continua indefinido

O governo manteve o bico fechado sobre a antecipação da primeira parcela do 13º dos segurados do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Ontem, segundo a  publicação do veículo “Agora”, editado em São Paulo, a assessoria da Presidência da República e a Casa Civil não responderam às solicitações da reportagem sobre o assunto.

A Secretaria da Previdência, agora subordinada ao Ministério da Fazenda, informou que a antecipação ainda está sem definição.
Em anos anteriores, em meados de maio, já havia uma previsão sobre a antecipação da primeira parcela.

A Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas – COBAP  deve entregar, na próxima semana, um ofício solicitando ao INSS a antecipação do 13ºsalário. A confirmação definitiva somente ocorrerá através de decreto presidencial, que sai próximo à data do pagamento.

No ano passado, a primeira parcela foi paga entre o final de setembro e o início de outubro.

De 2006 a 2014, os aposentados ganharam a primeira parcela entre o final de agosto e o início de setembro.

Fonte: Leda Antunes e Luciana Lazarini – Agora, S.Paulo; Clipping AssPreviSite.