- COMPARAÇÕES INTERNACIONAIS DE TRANSPORTES: PRODUTIVIDADE DA MÃO-DE-OBRA POR SETOR, DENSIDADE DE TRANSPORTE, DISTRIBUIÇÃO DOS INVESTIMENTOS e NÍVEIS DE EMISSÃO DE POLUENTES.
Em pesquisa realizada pela CONFEA, redesenhada nos dois gráficos a seguir, são tabulados os dados somente do Brasil no quadro 1 (produtividade da mão de obra por setor, densidade de transporte, percentual do PIB alocado a investimentos em transportes e a distribuição desses investimentos). Já o quadro 2 estabelece comparações entre o Brasil e os Estados Unidos: produtividade dos modos de transporte, produtividade dos setores de transporte de carga, níveis de emissão de poluentes e custos logísticos em relação ao PIB. A desvantagem do Brasil nesse mix é flagrante, exigindo análise minuciosa na busca de evolução para novo alinhamento decisório.
Quadro 1

Quadro 2

Sergio Iaccarino (sergio.iaccarino@transportes.gov.br): Engenheiro Civil com Doutorado em Engenharia de Produção (Inovação Tecnológica e Organização Industrial) e Mestrado (Projetos Industriais e Transportes), ambos pela COPPE/UFRJ; Especialista Sênior em Infraestrutura do Ministério do Planejamento, ora em exercício no Ministério dos Transportes; Pesquisador do Programa “Modelagem de Sistemas Complexos em Logística e Transportes” no INRETS, França; Superintendente de Planejamento da STU/ RJ e Chefe do Departamento Geral de Programas da Diretoria de Transporte Metropolitano da RFFSA (Rede Ferroviária Federal); Chefe da Coordenadoria de Apoio da Diretoria de Planejamento e Assessor da Presidência da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).
