Colaboração do engenheiro Almir Gaspar e Silvio Ferreira
O Ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues se reuniu, em fevereiro último, com a ANTT e a ONG Amigos do Trem e Movimento Além nos Trilhos para viabilizar o Trem de Turismo Rio-Minas. O projeto prevê a ligação ferroviária entre as cidades de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador, Sapucaia e Três Rios.
O saudoso Prof. Victor José Ferreira muito se empenhou para que FURNAS Centrais Elétricas restaurasse Chiador, primeira estação ferroviária de Minas Gerais, operada pela antiga Estrada de Ferro Central do Brasil. A pretensão do Prof. Victor José Ferreiro junto a estatal de FURNAS foi a título de compensação ambiental pela construção da pequena Central Hidroelétrica de Simplício, no Rio Paraíba do Sul. Victor José orientou à Prefeitura de Chiador que se empenhasse pela restauração da Estação, além de entrar com ação no Ministério Público e, ainda, escrever carta para FURNAS, outras autoridades da área, deputados, defendendo a preservação desta Estação.
Finalmente, cerca de seis anos depois, em agosto de 2015, o Ministério Público de MG bateu o martelo e FURNAS vai restaurar a Estação, que servirá, agora, de ponto de parada do Trem de Turismo Rio-Minas.
A nota triste disso tudo é que depois de tantas lutas, nem Victor e nem o pref. de Chiador, Moisés da Silva Gumieri (PC do B), assassinado recentemente, estarão conosco fisicamente, para presenciar esses dois fatos: a volta do trem a Chiador e o restauro desta estação.

Amigos o que existe de concreto ém execução, que podemos fazer para estimular este projeto. Mais uma opção de renda que está sendo deixado de lado?
CurtirCurtir
Francisco.
É verdade…
CurtirCurtir