Comentários de Fernando Abelha
O transporte de passageiros, de médio e longo percurso, foi desmobilizado, totalmente, em todas as linhas da extinta RFFSA, pelas empresas que assumiram as concessões, excetuando-se trechos com característica de turismo, entre eles, Curitiba – Paranaguá. O que ainda sobrevive é fruto do apoio de alguns Municípios e pelo esforço de ongs e Associações Regionais.
Veja abaixo matéria veiculada pela Folha de Ponte Nova. Colaboração do engenheiro Almir Gaspar
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes/Dnit poderá repassar ao Consórcio Intermunicipal e Multissetorial do Vale do Piranga/Cimvalpi, com sede em Ponte Nova, a concessão das linhas ferroviárias entre Ponte Nova e Cataguases.
A informação foi divulgada no Portal da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga/Amapi, via informe de Ayres de Morais, diretor da Associação dos Produtores de Teixeiras e Região, que em 22/2, em reunião realizada em Brasília/DF, representou a Ong Amigos do Trem e o Núcleo de Preservação Ferroviária de Viçosa. Também participaram o diretor de Infraestrutura Ferroviária em Minas Gerais, Mário Dirani, e estes representantes municipais: presidente do Cimvalpi, Frederico Bruno de Carvalho/PRB, prefeito de Urucânia; presidente da Amapi, Aroldo Trindade (e o seu assessor José Adalberto de Rezende); e prefeito de Rio Doce, Silvério da Luz/PT, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde/Cisamapi.
Ficou acertado na reunião que, assim que tiver a concessão em mãos, o Cimvalpi começará imediatamente o serviço de limpeza da faixa de domínio ferroviário e lançará licitação para a participação da iniciativa privada na exploração de serviços de transporte urbano e interurbano de passageiros com implantação de sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilho) e dos serviços de turismo planejados para o trecho Ponte Nova/Muriaé.
Fonte: Folha de Ponte Nova

essa ferrovia esta totalmente abandonada, eu vi um loteamento privado em viçosa onde escavaram um aterro da ferrovia e a linha ficou suspensa…. descaso!
CurtirCurtir
Prezado Renner
É isto aí… Por toda nossa malha, em vários Estados da Federação, estações, via permanente, pátios, fazendas e outras benfeitorias estão invadidadas ou depedradas. Uma vergonha. E o DENIT nada faz que seja do nosso conhecimento.
Obrigado por seu comentário
CurtirCurtir
Entao gente o que se fala deste projeto?
vamos ter o trem de volta?
CurtirCurtir
A pior merda neste pais foi a privatizacao das ferrovias,a mrs abandonou,todas as estacoes,arrancou a rede aerea de barra do pirai a japeri,cortou a plataforma de barra do pirai,para fazer um travessao ligando duas linhas,destruiu estacoes, plataformas de embarque,ou ficaram longe dos trilhos,ou ficaram baixas dos vagoes ,ainda tem gente,que acredita ,na volta do barrinha,triste nacao,esta nossa.
CurtirCurtir