Por Fernando Abelha
Constituída em 1957, no governo do presidente Juscelino Kubistchek, a RFFSA promoveu em 1966, concurso público para criar a sua logomarca, símbolo que marcou, sobremaneira, a unidade de mais de uma dezena de ferrovias, até então independentes.
Da mesma forma que seus 25 mil quilômetros de linhas, por todo território nacional, ostentando bem cuidadas locomotivas, estações, depósitos, oficinas, vagões, pátios, residências de linha, fazendas produtoras de madeiras para dormentes e outras, foram precipitados em um buraco escuro, abismo das mazelas nacionais, a singular logomarca emergiu com seu esplendor, sem perder o brilho da singular criação. Resiste, ainda, gravada nas sucatas abandonadas ao relento e nas depredadas e saqueadas estações.
Na matéria abaixo, a narrativa sobre feliz decisão em perpetuar à histórica RFFSA através da sua inigualável logomarca.



Tive a satisfação de recepcionar a Sra. Leiko na justa homenagem que recebeu da AARFFSA no final do ano passado. Resgatar valores tão fortes presentes na marca da RFFSA, tão viva na memória e coração do ferroviário, fez daquele momento um marco para todos que estiveram presentes.
Adorei o Blog! Sucesso neste novo canal, Abelha. Tenho enorme respeito e admiração pelo profissional e ser humano que és, além de grande professor para todos nós!
CurtirCurtir
Carolina
Obrigado por suas palavras de carinho. A reciproca é a mesma. Ajude-me a conduzir este projeto em favor dos ferroviários com os quais convivi por 62 anos de vida profissional. Ingressei na EFL em 1954. Posso não obter sucesso junto às autoridades de Brasília que limitam a classe sobremaneira negando, inclusive, o reajustamento dos salários pela inflação. Mas, pelo menos tentei…
CurtirCurtir
OLA PESSOAS MEU NOME E ADGAR,FUNSIONARIO DA CBTU STU/SAL, NÃO SABEMOS DE QUE FORMA MAIS ESTAMOS NO ESTADO EM UMA RECEM CRIADA EMPRESA CHAMADA CTB,ONDE O MAIS BIZARO DO MODAL FERROVIARIO ACONTECE EM TODOS ASPECTO E ACLASSE FERROVIARIA ORIUNDA DA REDE E CBTU E MAIS PREJUDICADA EM TODAS AS FORMAS, JUNTO COM A FCA A CTB ESTA ACABANDO COM O QUE SOBRO DA REDE.E PREJUDICANDO O SEU MAIOR PATRIMONIO OS FUCIONARIS.
CurtirCurtir
Edgar
É verdade. Vimemos um momento anárquico em que nada respeitam, confundem o que funcionava e destroem as empresas e seus empregados.
Temos de usar as nossas forças para protestar e denunciar.
Obrigado por participar
CurtirCurtir
Boa tarde Sr. Fernando Abelha. Fico contente em saber que o Sr. está bem, e divulgando trabalhos sobre a extinta RFFSA. Tu não vai lembrar, provavelmente, mas quando eu ainda era muito jovem, escrevia cartas manualmente para o Sr. quando tu era Relações Públicas da RFFSA, e onde me enviou alguns materiais informativos sobre a mesma. Muito obrigado pela gentileza na época, e sucessos. Abração! Vanderlei A. Zago (Campinas/SP).
CurtirCurtir
Prezado Vanderlei
Obrigado por sua mensagem e por lembrar da minha pessoa quando ainda trabalhava na RFFSA. O tempo passou, mas ainda disponho de energia para servir a nossa classe neste difícil momento.
Abraços
CurtirCurtir
Muito obrigado!
Lembrei-me agora de outra pessoa muito bacana que o Sr. deve ter conhecido, o meu amigo o Sr. Flávio Lage (BH/MG), falecido à um tempo atrás que, como o Sr., gostava da RFFSA e seus trens, e procurava mostrar aos interessados o quanto ela foi importante para tantas famílias e ao Brasil. Não conheci pessoalmente o Sr. nem o amigo Flávio Lage, mas com certeza o bonito legado de Vs. Sas. ficou, e deu frutos, pois hoje dentro do possível sigo este exemplo, divulgando e preservando a memória ferroviária brasileira.
Parabéns!
Abçs.
Vanderlei A. Zago
CurtirCurtir
Caríssimo Vanderlei
Oriundo de uma família humilde devo a ferrovia todas as realizações de minha vida. Através dela eduquei e encaminhei cinco filhos. Adquiri minha residência no RJ e uma casa de veraneio na Região dos Lagos onde me encontro na manhã de hoje. O meu carro, do início deste século, mas que me leva e traz com segurança. E assim vou caminhando aos meus 80 anos, com a permissão de Deus.Enquanto tiver condições intelectuais e físicas estarei servindo aos compatriotas ferroviários e a ferrovia, tão abandonada nos dias atuais.
Obrigado por suas palavras amigas.
Fernando Abelha
CurtirCurtir
É isso aí, força e determinação sempre!
Sucessos!
Um grande abraço!
Vanderlei A. Zago
CurtirCurtir
Vanderlei
É isto aí…Vamos em frente
CurtirCurtir